Sorteio eletrônico oferta mais de 13 mil vagas da Educação Profissional subsequente ao Ensino Médio

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta sexta-feira (2), no auditório da instituição, o sorteio eletrônico para mais de 13 mil vagas da Educação Profissional subsequente ao Ensino Médio (Prosub). A ação contou com a presença do subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio Mello e do representante do Ministério Público da Bahia, José Vicente Lima.
 
As vagas disponibilizadas foram distribuídas de forma igualitária para as duas opções de acesso. Sendo assim, 50% das vagas foram sorteadas para os estudantes que optaram por utilizar a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e 50% para os candidatos que se inscreveram para concorrer ao sorteio eletrônico aleatório.
 

>> Veja aqui os contemplados por município

 
O superintendente Durval Libânio Mello ressaltou a importância do sorteio. “É essencial pelo falto de termos uma ideia muito clara de como o Estado demanda por cursos no Estado da Bahia e, também, destacamos o alto número de inscritos, em torno de 51 mil. Isso demonstra o quanto a nossa juventude que, após concluir o Ensino Médio, concorre a vagas dos cursos chamados subsequentes ao médio, ou seja, para quem já concluiu o Ensino Médio”, destaca.
 
O subsecretário Nildon Pitombo ressaltou que estes cursos fazem parte da estratégia da Secretaria da Educação de diversificar a oferta na rede estadual. “Esta é uma determinação do secretário Walter Pinheiro, de integrar cada vez mais a Educação Básica com a Educação Profissional. Além disso, estes cursos foram otimizados para que o estudante adentre com mais agilidade ao mundo do trabalho”, disse.
 
Elismare Amaral dos Santos, 35, foi contemplada com uma vaga para o curso técnico em Administração, no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador. “Estou muito feliz com esta conquista, porque terminei o ensino médio no ano 2000 e agora vou poder voltar a estudar para ingressar no mundo do trabalho em uma área que eu gosto muito”, diz, entusiasmada.
Quem também está comemorando é Kelly Stephanie dos Santos, 22. “Sempre quis fazer um curso técnico em Nutrição e Dietética e hoje eu fui contemplada com esta vaga. Já estou na expectativa para o início das aulas”, afirma

Notícias Relacionadas