Topa | municípios

Topa

Topa

O Pro­grama TOPA atua na pers­pec­tiva da in­ter­venção sócio edu­ca­ci­onal. É pre­ciso res­peitar o di­reto à ci­da­dania, ao apren­di­zado e as­se­gurar uma edu­cação de qua­li­dade. É assim que fun­ciona o TOPA – Pro­grama Todos pela Al­fa­be­ti­zação, criado pelo Go­verno da Bahia para trazer dig­ni­dade e es­pe­rança à vida dos bai­anos. De 2007 para cá, o TOPA já be­ne­fi­ciou mais de 1 mi­lhão de pes­soas em todo o Es­tado, graças à par­ceria com pre­fei­turas mu­ni­ci­pais e en­ti­dades dos mo­vi­mentos so­ciais e sin­di­cais, uni­ver­si­dades pú­blicas e pri­vadas.

O Go­verno vai con­ti­nuar tra­ba­lhando ati­va­mente na re­dução do anal­fa­be­tismo e da po­breza na Bahia. Por isso, es­ta­be­leceu como meta para os pró­ximos quatro anos, al­fa­be­tizar mais 1 mi­lhão de pes­soas.E para ga­rantir que os al­fa­be­ti­zandos do TOPA con­ti­nuem apren­dendo, já estão sendo de­sen­vol­vidas ações para sua in­serção em turmas de Edu­cação de Jo­vens e Adultos (EJA).

Am­pliar a oferta de al­fa­be­ti­zação é fun­da­mental para me­lhorar os in­di­ca­dores so­ciais. Por isso, é es­sen­cial que go­ver­nantes, ges­tores pú­blicos, em­pre­sá­rios, mo­vi­mentos so­ciais e sin­di­cais, li­de­ranças co­mu­ni­tá­rias, es­tu­dantes e vo­lun­tá­rios es­tejam unidos pelo TOPA. Afinal, é quando todo mundo topa que a mu­dança acon­tece de ver­dade.

Conheça os objetivos do Programa
  • Pro­mover uma edu­cação de qua­li­dade para a po­pu­lação de jo­vens, adultos e idosos, as­se­gu­rando seu in­gresso e per­ma­nência na es­cola, ga­ran­tindo-lhes as opor­tu­ni­dades ne­ces­sá­rias à apro­pri­ação da lei­tura e da es­crita e cri­ando as con­di­ções ob­je­tivas para a in­clusão so­cial, po­lí­tica, econô­mica e cul­tural desses su­jeitos.
     
  • As­se­gurar, à po­pu­lação de 15 anos ou mais, as con­di­ções ob­je­tivas ne­ces­sá­rias para a con­ti­nui­dade dos es­tudos.
     
  • Re­a­lizar ações que con­tri­buam com o de­sen­vol­vi­mento so­cial e econô­mico da po­pu­lação baiana.
     
  • Apoiar os mu­ni­cí­pios bai­anos na me­lhoria dos seus in­di­ca­dores edu­ca­ci­o­nais.
     
  • Firmar par­ce­rias com os mu­ni­cí­pios bai­anos para a exe­cução do pro­grama de al­fa­be­ti­zação.
     
  • Ar­ti­cular Go­verno e so­ci­e­dade numa ação po­lí­tica de me­lhoria das con­di­ções de vida da po­pu­lação baiana.
     
  • Re­duzir o ín­dice de anal­fa­be­tismo na Bahia.

Notícias Relacionadas