PDDE Interativo e Mais Educação

PDDE Interativo e Mais Educação

Atendendo a proposta do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007 pelo Governo Federal, o Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Educação, fortalece a parceria da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, com a extensão do PDDE Interativo para todas as Escolas Estaduais e com o compromisso de prestar assistência técnica às Secretarias Municipais de Educação do Estado da Bahia.  Atualmente o programa está atendendo atualmente 304 municípios baianos.
 
A perspectiva do programa é contribuir para que a comunidade escolar, mediante o levantamento dos seus problemas e de suas demandas, perceba as causas que estão impactando negativamente no avanço da melhoria dos seus índices educacionais, partindo para ações de intervenção que visem a recuperação desses indicadores, diminuindo a desigualdade da qualidade do ensino nos Estados brasileiros.
 
Para tanto, o Ministério da Educação disponibilizou uma ferramenta interativa para todas as escolas públicas, com o intuito de proporcionar a igualdade de condições de planejamento, com vistas à melhoria dos seus índices educacionais. As escolas que ainda apresentam indicadores educacionais abaixo da média nacional projetada serão assistidas pelo MEC, contando com a injeção de recursos financeiros, para que tracem metas que venham melhorar o seu desempenho educacional. A Secretaria de Educação do Estado realiza a formação para a atuação com os programas e o acompanhamento da execução das atividades.
 
O objetivo é fortalecer a gestão escolar com a implementação do planejamento estratégico, por meio do assessoramento técnico aos técnicos dos Comitês de Educação Municipal com vista à melhoria dos índices educacionais. São objetivos específicos:
  
  • Promover a formação continuada dos técnicos e membros dos Comitês Estratégicos Municipais; 
  • Fortalecer o trabalho dos atores comprometidos com o PDDE Interativo/ PDE Escola – membros dos Comitês Estratégicos Municipais;
  • Estimular a atuação autônoma e independente dos municípios participantes do programa, através da ação dos Comitês Estratégicos Municipais, no assessoramento técnico às respectivas redes escolares municipais.