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Abordagem Metodológica
Abordagem Metodológica
O Programa promove a formação continuada em rede dos orientadores de estudos e professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos, para o trabalho com a Proposta Pedagógica Para Alfabetizar Letrando (PDAL) e a Proposta Pedagógica de Alfabetização Matemática (PDAM).
A Secretaria de Educação do Estado realiza encontros de formação com carga horária de 16 horas, totalizando 64 horas presenciais e 36 horas a distância. O orientador de estudo realiza as formações com os professores no município, com carga horária de 64 horas presenciais e 36 horas à distância. Na Unidade Escolar, a ação de formação continuada atua através do planejamento e acompanhamento do trabalho pedagógico.
Formações do 4º e 5º anos:
Os coordenadores pedagógicos participam das formações ofertadas pela Secretaria de Educação do Estado para atuarem como multiplicadores em seu município, frente aos professores de 4º e 5º anos, quando houver adesão do município a essa ação. A formação com os coordenadores fomenta a organização de um ambiente colaborativo, na escola e em toda a rede municipal, em torno do desafio de garantir a alfabetização de todos os estudantes. É esta formação que ajuda, também, a superar a fragmentação no espaço escolar das práticas disseminadas no âmbito do Programa e fortalece o projeto pedagógico da escola.
Os coordenadores pedagógicos que integram esta ação também garantem a formação dos coordenadores pedagógicos de escolas, assegurando a ampliação da rede de apoio aos professores alfabetizadores do ciclo inicial (1º ao 3º anos). Os coordenadores farão o acompanhamento dos professores do 4º e 5º anos participantes da formação continuada e dos coordenadores pedagógicos de escolas, oferecendo suporte para atuação desse junto aos professores alfabetizadores do Programa.
São encontros bimensais de formação oferecidos pela Secretaria de Educação do Estado, com carga horária de 32 horas, totalizando 160 horas presenciais e 40 horas a distância. No município ocorrem encontros bimensais de formação dos coordenadores pedagógicos de escola, com carga horária presencial de 16 horas, totalizando 80 horas presenciais e 80 horas à distância. Ocorrem, ainda, encontros bimensais de formação dos professores, com atuação nas classes de 4° e 5° anos. A carga horária presencial desta ação é de 16 horas bimensais, totalizando 80 horas presenciais e 80 horas a distância.
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