Literatura Infantil

Literatura Infantil


 
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, realizou em 2013 o primeiro Edital para aquisição de direitos autorais de obras de literatura, que premiou, em 2014, dezenove obras literárias de dezesseis autores baianos. Foram contempladas temáticas diversificadas, diferentes contextos sociais, culturais, lúdicos, artísticos, estéticos e históricos que valorizem a cultura do nosso Estado e que sejam adequados à faixa etária de 6 a 8 anos e à competência leitora desse público.
 
Essa iniciativa inédita na Secretaria da Educação do Estado foi implementada pelo Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa, e fortalece, também, o Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia (PELL-BA). Ao contemplar escritores da realidade local, atende-se, também, ao objetivo pedagógico do Programa, que é considerar a obra literária como sendo construída para ser apreciada no seu todo.
 
Os títulos selecionados integrarão o Cantinho de Leitura nas salas de aula dos municípios participantes do Programa, espaço onde os livros serão dispostos para que as crianças possam, com a mediação do professor, ampliar o repertório de linguagens. Serão distribuídos, em 2015, 798 mil livros que chegarão a mais de 21 mil salas de aula, beneficiando diretamente 367.189 alunos das redes públicas de 403 municípios. O Edital de 2015, para seleção de 21 obras, encontra-se em fase de elaboração e análise jurídica, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.
Coleção Pacto de Leituras

Notícias Relacionadas