Série de Diálogos Sociais debate a Educação Profissional no município de Guanambi

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realiza, até esta quinta-feira (24/4), a 6ª edição da Série de Diálogos Sociais. O evento, desta vez, acontece no Hotel Leopoldo, em Guanambi. A ação integra o projeto Subsídios para o Fortalecimento, Consolidação e Promoção da Qualidade da Educação Profissional da Bahia, do Dieese, e reúne, desde quarta-feira (23/4), diferentes atores sociais do Território do Sertão Produtivo, entre eles, representantes de organizações da sociedade civil, comunidade escolar, empresários, poder público, entre outros.

A série tem como proposta estimular a participação efetiva da comunidade na troca de ideias para o fortalecimento, consolidação e promoção da Educação Profissional do Estado da Bahia. Também oportuniza aos participantes discutirem a realidade, os desafios do desenvolvimento, as oportunidades, as demandas e necessidades da Educação Profissional no Território de Identidade Sertão Produtivo. Ao final destas oficinas, será consolidada a metodologia participativa de mapeamento da demanda de Educação Profissional da Bahia.

Claudiana Lima Teixeira, diretora da Direc de Guanambi, afirma que a troca de experiências favorecidas pelo Diálogo enriquece ainda mais o trabalho de escuta realizado pela Rede Estadual de Educação Profissional junto à comunidade. “Este debate oportuniza a todos os atores sociais presentes a construção de uma concepção de território baseada nos saberes do povo. Para nós é um momento relevante, pois permite promovermos uma Educação Profissional ainda mais afinada com os anseios da comunidade alinhado com as especificidades do nosso Território de Identidade”, disse.

Irene Carvalho de Brito Cotrim, gestora do Ceep em Saúde e Gestão, em Guanambi, também considera que a participação popular é fundamental no processo de consolidação de políticas públicas.  “O diálogo social é o caminho mais eficaz para mapearmos as necessidades de ampliação de oferta da Educação Profissional no Território. As políticas públicas precisam ser construídas a partir de uma verdadeira participação dos interessados e atores sociais envolvidos. A Educação Profissional da Bahia, política pública de Estado, vem oportunizando isso ao longo da sua implantação.”

A estudante Carina Pereira, 18 anos, aluna do curso técnico em Mineração e representante da comunidade estudantil do Cetep Sertão Produtivo, conta que está aprendendo muito. “Estou ampliando meu conhecimento, tanto sobre as características de nosso Território, quanto sobre minha formação, os benefícios que ela traz para melhoria de nossas vidas e para o desenvolvimento do Estado. Irei passar tudo para meus colegas, pois aprendizado a gente não guarda, passa adiante”.

Notícias Relacionadas