Secretário reafirma compromisso com municípios baianos para melhoria da Educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai disponibilizar o Sistema de Gestão Escolar (SGE), ferramenta de informações gerenciais, utilizado nas escolas da rede estadual da Bahia, para os municípios baianos. A solicitação foi feita pelos secretários municipais de Educação durante reunião da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, nesta quinta-feira (27.06), no edifício-sede da Secretaria, em Salvador.
 

Encontro com diretoria da Undime - Fotos: Marvin Kennedy/Ascom

O secretário de Educação do município de Elísio Medrado, Williams Brandão, que acompanhou a implantação do SGE na época que era diretor de uma escola da rede estadual, acredita que o sistema é importante para que os municípios possam administrar melhor suas políticas na área. “Eu tive uma experiência muito boa com o SGE, porque eu tinha o controle da escola. Conseguia estar em uma reunião e ter acesso à informação on line. Com o sistema, vamos poder monitorar a gestão das escolas em tempo real”, completou.

Receptivo às propostas da Undime, o secretário Osvaldo Barreto reafirmou o interesse em estreitar a relação do Estado com os municípios para elevar os índices da Educação na Bahia. “Trabalho na perspectiva de criar um grande sistema de Educação em parceria com os municípios, na criação de uma relação de respeito, quebrando o isolamento em que se encontravam as redes municipais e estadual”, disse.

O secretário também se comprometeu a disponibilizar o material didático dos projetos Gestar e Ciência na Escola para que os municípios possam trabalhar em suas redes. Os dois programas são desenvolvidos pela Secretaria da Educação nas escolas estaduais em toda a Bahia, visando o reforço de português e matemática, e o desenvolvimento da ciência.  “Queremos aprofundar a relação do Pacto com Municípios para a alfabetização com letramento, investindo na base de aprendizagem dos nossos estudantes”, explicou Barreto.

Durante a reunião, a Undime solicitou, ainda, a ampliação do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Para a Secretária de Educação do município de Serrinha e presidente da Undime, Gelcivânia Silva, a reunião foi importante porque houve avanços na pauta. “É relevante a ampliação do EMITec para outros municípios. Também precisamos assegurar tutores que tenham a formação adequada para atuar no projeto. Avançamos bastante. Agora é continuar trabalhando”, afirmou Gelcivânia.

 

Notícias Relacionadas