Secretário da Educação convoca UPB para alfabetizar as crianças na idade certa

 
Foto: Marçal Dutra
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fortalecer o pacto entre o Estado e os municípios para alfabetizar as crianças até os oitos anos, meta prioritária do programa estadual Educar para Transformar, foi o tema abordado pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, na reunião do Conselho Consultivo da União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta quarta-feira  (28), na sede da entidade, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 
 
Convidado pela UPB, o secretário Osvaldo Barreto apresentou os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA 2014) e convocou os prefeitos para a criação de um comitê com representantes da UPB, do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e do Ministério da Educação (MEC). “Todos temos que nos irmanarmos para garantir a alfabetização das crianças em seus municípios para, num futuro próximo, termos uma geração de jovens baianos mais escolarizados”.
 
O secretário Osvaldo Barreto fez a convocação aos prefeitos um dia depois de apresentar ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as propostas dos secretários de Educação do Nordeste para criação de políticas educacionais diferenciadas para os estados nordestinos. “Para avançar mais rápido na superação de baixos indicadores educacionais, pactuamos com o Ministério da Educação para que considere, em suas políticas de corte nacional, as especificidades regionais do Nordeste. Afinal, os diferentes têm que ser tratados de forma diferenciada até por uma questão de equidade”, disse o secretário, informando que o protocolo dessa pactuação será assinado com o MEC até o final de novembro.
 
O vice-presidente do Conselho Consultivo da UPB, José Bonifácio Dourado, prefeito de Ruy Barbosa, afirmou que “os prefeitos querem melhorar a educação e estão unidos para que cada criança tenha o atendimento necessário à sua aprendizagem e  sucesso na escola”, assumindo, o comprometimento da UPB, junto com o Estado, no programa Educar para Transformar, para melhorar a educação nos 417 municípios baianos.
 
Fotos: Marçal Dutra - Ascom/Educação
Na oportunidade, também foram debatidos com os prefeitos temas como transporte escolar de alunos do Ensino Médio, cessão de uso e doação de prédios inativos das escolas estaduais para utilização no ensino fundamental e oferta de Educação Profissional.
 
Vale destacar que o Conselho Consultivo da UPB é formado pelos prefeitos e prefeitas de Cardeal da Silva, Ruy Barbosa, Barra do Choça, Mutuípe, Coribe, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caem, Caetité, Candeias, Caravelas, Castro Alves, Catú, Central, Condeúba, Cordeiros, Cotegipe, Entre Rios, Eunápolis, Formosa do Rio Preto, Guanambi, Ibicaraí, Ibipitanga, Ibirapitanga, Igrapiúna, Irará, Irecê, Itagí, Itambé, Itanhém, Jacobina, Lafaiete Coutinho, Luís Eduardo Magalhães, Mirante, Mucugê, Mundo Novo, Pindobaçu, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Pombal, Rio de Contas, Santa Brígida, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, São Felix do Coribe, Sapeaçu, Serrinha, Sobradinho, Utinga, Varzedo, São Desidério, Araci, Coaraci, Mundo Novo, Simões Filho, Macaúbas, Palmeiras, Capim Grosso e Ibotirama.

Notícias Relacionadas