Secretaria realiza formação de alfabetizadores no interior

Palavras-chave:


 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está realizando a formação continuada de 1.211 orientadores de estudos em 20 municípios pólos baianos. A ação, que visa a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, é uma parceria, por meio do programa Educar para Transformar, promovida de forma integrada com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), responsável pela coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), na Bahia.

“Uma das metas do programa Educar para Transformar é garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade e, para isso, estamos fazendo um processo de formação que vai beneficiar 28 mil professores alfabetizadores no Estado”, ressaltou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

O orientador de estudos do município de Mucugê, Rafael Grimald Neto, acredita que “a formação continuada é de extrema importância para a atividade do docente porque, através dela, temos o contato com a teoria e a prática, fazendo com que o professor melhora seu desempenho na sala de aula”. Já a orientadora do município de Piatã, Cláudia Trindade Costa, destaca que “através do contato com os professores vamos ter um olhar diferenciado para atender a necessidade do aluno”, afirma.

Para a coordenadora de Apoio à Educação Municipal, da Secretaria da Educação do Estado, Nadja Amado, esta formação será desenvolvida ao longo do ano letivo beneficiando as redes estadual e municipais de ensino, no fortalecimento à política de alfabetização. “O objetivo da formação é preparar os formadores municipais para atuação cada vez mais qualificada na formação dos professores alfabetizadores, atendendo as necessidades de aprendizagens dos estudantes”, destaca.

De acordo com a formadora estadual do polo de Seabra, Gilbene Esquivel Souza, esta formação busca a melhoria e qualificação do ensino. “Estamos abordando a organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização onde os profissionais conhecem e se apropriam do material disponibilizado para o trabalho com os alunos e saem preparados para orientar e acompanhar a prática dos professores alfabetizadores”, explica.

A formação acontece nos pólos de Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Senhor do Bonfim, Caetité, Vitória da Conquista, Ribeira do Pombal, Berreiras, Eunápolis, Itapetinga, Serrinha, Seabra, Irecê, Itabuna, Alagoinhas, Ipirá, Santa Maria da Vitória e Região Metropolitana.

 

Notícias Relacionadas