Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Secretaria realiza Avalie Ensino Médio e Avalie Alfa
Acompanhar a evolução do rendimento dos estudantes é fundamental para formular políticas educacionais e melhorar a qualidade da educação. É nessa perspectiva que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza a segunda edição do Avalie Ensino Médio, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, e estreia o Avalie Alfa nos dias 21 e 22 de novembro. A proposta é que se consolide, na rede de ensino, a cultura de avaliação e que os resultados sirvam de referência para os profissionais de educação, estudantes e seus familiares.
“O Avalie Alfa é o ponto de partida para a identificação de novas informações sobre a alfabetização e para o desenvolvimento de propostas pedagógicas dos municípios, em parceria com o Estado, para a melhoria da qualidade da alfabetização”, ressalta a coordenadora de Avaliação da Secretaria Estadual da Educação, Fátima Medeiros. Já o Avalie Ensino Médio, ampliado em sua segunda edição, “vai proporcionar à rede estadual um diagnóstico mais fiel sobre o perfil e desempenho dos estudantes para subsidiar os gestores na definição de novas propostas para o ensino médio”.
A novidade do Avalie Ensino Médio, este ano, revela a coordenadora, é a produção de revistas pedagógicas com os resultados da avaliação comentados por especialistas e ainda a formação de professores.
Avalie Ensino Médio – Maior estudo longitudinal do país, realizado anualmente, o Avalie Ensino Médio é um projeto pioneiro da Secretaria da Educação para acompanhar o rendimento dos estudantes das escolas de ensino médio. Este ano, serão avaliados 220 mil estudantes, distribuídos em 1.090 escolas e 414 municípios.
O sistema consiste na aplicação de provas objetivas, organizadas por áreas do conhecimento, e produção textual, além de questionários sociocontextuais que serão aplicados aos estudantes, professores e gestores. A avaliação acompanhará os estudantes ao longo das três séries do Ensino Médio Regular, além dos alunos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
As provas serão aplicadas por três horas, nos três turnos de funcionamento da escola, aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio Regular e da 2ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores das turmas avaliadas e gestores das unidades escolares estaduais.
Serão avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os resultados serão divulgados por meio de boletins individuais para os alunos e relatórios técnicos-pedagógicos para cada escola, Diretoria Regional de Educação (Direc) e Órgão Central.
Avalie Alfa – Criado para identificar a realidade do processo de alfabetização das crianças, permitindo a definição de políticas públicas adequadas a cada região do Estado, o Avalie Alfa estreia com a participação de 300 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental, das escolas públicas estaduais e das escolas dos 217 municípios que aderiram ao Pacto com Municípios. A avaliação vai possibilitar o diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças, ação necessária aos professores e gestores, envolvidos com o programa Todos pela Escola, que tem dentre os seus compromissos a alfabetização das crianças de até oito anos de idade. Até 2014, o Avalie Alfa vai avaliar os estudantes de 100% dos municpipios que aderiram ao Pacto.
Os participantes responderão a um questionário sociocontextual com a finalidade de identificar fatores relacionados ao desempenho escolar dos alunos. Serão avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa – leitura e escrita - e Matemática. O objetivo é subsidiar as escolas estaduais e redes de ensino municipais com informações para a tomada de decisão pelos gestores e intervenções na prática pedagógica.
As provas serão aplicadas por professores externos à escola e os resultados serão divulgados por meio de relatórios técnicos e pedagógicos para o Órgão Central, secretarias municipais de educação, Direc e para as escolas participantes.
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos