Secretaria divulga ações de incentivo à leitura na Bienal do Livro

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participou nesta quinta-feira (3/11) do IV Fórum da Rede Nordeste do Livro, da Leitura e da Literatura, evento integrante da 10ª Bienal do Livro da Bahia, que acontece até domingo (6/11) no Centro de Convenções, em Salvador. Na ocasião, o secretário anunciou a abertura de edital para incluir obras de autores baianos na rede pública do Estado, falou sobre formas de incentivar a leitura dos estudantes, além de pontuar a importância de se manter um fluxo de produção e publicação de obras na região Nordeste do País.

Uma ação para incentivar o hábito de ler, destacada pelo secretário, é a formação de quatro mil agentes de leitura entre estudantes do ensino médio da rede pública estadual e, também, a formação de 572 jovens agentes de leitura, com ensino médio concluído, na faixa etária entre 18 e 29 anos. Esta é uma das ações do Plano Estadual do Livro e da Leitura, assinado pelo governador Jaques Wagner no dia 28 de outubro, também na Bienal. O plano é elaborado em parceria com as Secretarias da Educação do Estado e de Cultura do Estado.

Conheça a página da Bienal do Livro

De acordo com o secretário, o interesse do estudante pela leitura está diretamente relacionado com a alfabetização e letramento. “Para garantir o direito de aprender a todos os nossos estudantes até os oito anos de idade, estamos firmando o Pacto com Municípios, que faz parte do programa Todos pela Escola. Fortalecendo o processo de alfabetização, o interesse pela leitura vai aumentar. Precisamos valorizar a escola pública. A nossa prioridade é essa”, afirmou.

O secretário também falou sobre os projetos intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, com destaque para o Tempos de Arte Literária (TAL), que está promovendo declamações de poemas para os estudantes que visitam o evento. Também são desenvolvidos, na rede estadual, o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), que promove festivais de música nas unidades escolares dos municípios baianos, e Artes Visuais Estudantis (AVE), com foco nas artes plásticas.

Notícias Relacionadas