Secretaria da Educação promove formação para o Pacto com Municípios pela Alfabetização

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até sexta-feira (26/02), a formação de formadores que atuam no projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização, cujo objetivo é garantir a alfabetização, com letramento, às crianças até oito anos. A formação acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, e reúne formadores dos Núcleos Regionais de Educação dos pólos de formação do Estado.
 
A partir dessa formação, são traçadas diretrizes e orientações, além de serem definidas as principais temáticas abordadas, posteriormente, nos encontros de formação de multiplicadores em cada um dos pólos que atendem aos 417 municípios baianos. “A Secretaria da Educação tem uma preocupação com a qualidade do trabalho realizado junto às redes municipais de ensino. Desta forma, é fundamental o investimento na formação continuada dos profissionais que atendem aos municípios no processo de formação de multiplicadores”, explica Nadja Amado, coordenadora de Apoio à Educação Municipal.
 
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Para a formadora estadual do Pólo de Vitória da Conquista, Maria Bethânia Gomes, o trabalho desenvolvido pelos formadores é refletido em sala de aula, com os alunos, que conseguem ter acesso ao conteúdo de forma lúdica. “Eles percebem a funcionalidade daquilo que aprendem em sala de aula. Há identificação do aluno com a língua portuguesa e matemática a partir da proposta aplicada”, declarou.
 
Há dois anos como formadora, Cláudia Mota de Araújo, do pólo de Serrinha, afirma que o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem. “O ensino estava muito focado no professor, na preocupação do seu método de ensinar. Hoje, o foco é deslocado do professor para o aluno e, através do lúdico, há, naturalmente, um prazer em estar aprendendo”, salientou.
 
Pacto pela Educação – Este ano, o trabalho desenvolvido na formação de formadores atuará no fortalecimento do principal objetivo do Pacto pela Educação na Bahia, proposto pelo Governador Rui Costa, que visa a mobilização de prefeituras, gestores de ensino e a sociedade civil em prol da melhoria da qualidade do ensino no Estado. “A novidade é que estaremos intensificando e ampliando as linhas de apoio aos municípios para qualificar a educação infantil e o ensino fundamental, importantes na relação de articulação entre os sistemas de ensino”, informou Nadja Amado.

Notícias Relacionadas