Secretaria da Educação mostra como EMITec beneficia estudantes de área remotas na Bahia

O projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi um dos destaques, pelo uso da tecnologia a favor da educação no Brasil, no Bett América Latina Cúpula de Liderança, em São Paulo, na ultima quinta-feira (31/10). O secretário Osvaldo Barreto mostrou como o EMITec está garantindo o acesso ao ensino médio a estudantes que moram em regiões remotas da Bahia, por meio de uma rede de serviços de comunicação multimídia, que integra dados, voz e imagem.

“Um dos grandes desafios da educação na Bahia é a dimensão geográfica. O Estado tem um território de 560 mil quilômetros quadrados e 417 municípios. Por meio do EMITec, estamos vencendo esse desafio e garantindo o acesso ao ensino médio aos nossos estudantes da zona rural e áreas longínquas”, destacou o secretário Osvaldo Barreto.

Foto: Rodrigo Augusto/ Repórter Fotográfico

Com um estúdio montado pela Secretaria, em Salvador, os professores da rede estadual dão aulas que são produzidas por eles, em tempo real, transmitidas via satélite, para estudantes do ensino médio em 140 municípios. Nas salas de aulas, os estudantes são acompanhados por professores mediadores para tirar dúvidas. O EMITec já beneficia 15.838 estudantes moradores da zona rural ou áreas longínquas da Bahia.

O secretário Osvaldo Barreto explicou que o EMITec representa uma alternativa pedagógica que, além de atender a extensão territorial do Estado, também supera a carência de docentes habilitados em áreas distantes dos grandes centros urbanos. Lembrou que mais de três mil estudantes já concluíram o ensino médio por meio do projeto, implantado em 2010, e que, atualmente, conta com 752 turmas no interior da Bahia.

“Os estudantes estão perto de suas casas, assistem pela TV as aulas ao vivo. Estas são apenas algumas das vantagens do EMITec que garante uma educação de qualidade a estes jovens que passam a ter novas perspectivas de vida com a facilidade, também, de permanecerem em seus locais de origem, junto com suas famílias”, pontuou o secretário Osvaldo Barreto ao acrescentar que é um privilégio para o Governo do Estado da Bahia apresentar a experiência do EMITec como parte do Programa Todos pela Escola que visa, fundamentalmente, garantir o direito de aprender dos estudantes.

Sobre a BETT – A Bett é um encontro global que reúne educadores, cientistas, pesquisadores em tecnologia da comunicação em educação. O encontro tem, entre seus objetivos, promover a descoberta da tecnologia e conhecimento para o processo de ensino e de aprendizagem.

Notícias Relacionadas