Secretaria da Educação do Estado promove encontro territorial de líderes de classe em Itapetinga

Os encontros territoriais de líderes de classe, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, continuam sendo realizados na rede estadual. Nesta terça-feira (12), o encontro aconteceu no Colégio Agroindustrial, em Itapetinga (464 km de Salvador) com as lideranças estudantis das unidades ligadas ao Núcleo Territorial de Educação – Itapetinga (NTE 8). Os encontros de líderes de classe visam ampliar as discussões sobre formas de liderança a partir do intercâmbio de ideias e da construção de projetos e ações de fomento ao protagonismo estudantil. Já foram realizados encontros nos NTE de Itabuna, Juazeiro, Seabra, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, entre outros. As atividades prosseguem até julho.
 
A líder de classe e membro do colegiado do Colégio Agroindustrial de Itapetinga, Raquel Andrade, 18, 3º ano, fala sobre a importância do encontro. “É uma oportunidade de trocarmos ideias, interagirmos e aprendermos por meio das palestras e do debate a melhor forma de exercer a nossa função de líder na escola”. O estudante Ian Lopes de Jesus, 24, coordenador cultural do Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves (399 km de Salvador), também define o encontro como uma prática importante para melhor sistematizar a atuação dos líderes de classe. “Esta formação contribui para fortalecer o protagonismo estudantil, colocando-os frente à responsabilidade de participarem do planejamento das atividades da escola, promovendo o diálogo e a interação entre alunos e direção escolar”.
 
O professor articulador do NTE Itapetinga, Eudes de Araújo, destaca os resultados positivos dos encontros. “É fantástica a iniciativa da Secretaria da Educação porque nessas reuniões mais amplas, os líderes interagem e ganham qualificação, além de dialogarem sobre as suas atribuições”, afirmou.
 
A coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação, Helaine Souza, enfatiza a importância da realização dos encontros com os líderes de classe em todos os Territórios de Identidade. “Nos encontros, discutimos as possibilidades e limites de atuação e compartilhamos os planos de ação das escolas entre os líderes, sempre visando a melhoria de sua atuação no ambiente escolar”.

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