SEC e UPB dialogam sobre o ano letivo nas redes municipais de ensino

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, na quarta-feira (15), um encontro com representantes da Câmara Setorial de Educação da União dos Municípios da Bahia (UPB). O objetivo da reunião foi dialogar sobre as ações na área da Educação, o ano letivo nas redes municipais de ensino e o fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios.
 
A atividade contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; do coordenador da Câmara Setorial, diretor da UPB e prefeito do município de Santana, Marcão Cardoso, e membros da Câmara; a prefeita de Ibirataia, Ana Cléia dos Santos Leal; o prefeito de Santanópolis, Gilson Cerqueira Almeida; e o prefeito de Aratuípe, Antônio Marcos Araújo de Souza. 
 
Durante a reunião, a equipe da SEC apresentou programas e projetos estratégicos que estão sendo desenvolvidos para apoiar financeiramente as famílias e os estudantes da rede estadual, para evitar o abandono e fortalecer as aprendizagens, a exemplo do Bolsa Presença e do Mais Futuro. Dentre outras questões, foi apresentado o processo de requalificação da rede física escolar, cujas obras incluem modernização de escolas e construção de novas unidades escolares e dos Complexos Poliesportivos Educacionais.
 
O secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância do diálogo permanente com a UPB e o regime de colaboração como fundamental para qualificar ainda mais a educação pública e garantir o direito de aprender dos estudantes. “Nós queremos o efeito da aprendizagem nos meninos e nas meninas que precisam da educação do Estado e os gestores públicos municipais conhecem bem as demandas, principalmente daqueles que moram na zona rural. Nosso objetivo é somar, é unir forças para garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas, assegurando a aprendizagem”.
 
O coordenador da Câmara Setorial de Educação, prefeito Marcão, falou dos desafios das redes municipais em função da pandemia do novo Coronavírus. “Sabemos que alguns municípios tiveram dificuldades na adequação das escolas para o retorno presencial e estamos aqui para alinharmos isso. A UPB se reunirá com a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e apresentaremos uma pauta à Secretaria da Educação. Agradeço ao secretário por esta oportunidade de um alinhamento conjunto”, afirmou Marcão.

Notícias Relacionadas