Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
SEC dialoga com comunidade sobre criação de colégio de Educação Quilombola, em Feira de Santana
O distrito de Matinha dos Pretos, a 15 quilômetros da Feira de Santana, vivenciou, na terça-feira (24), um dia dedicado ao diálogo sobre a criação do colégio estadual voltado à Educação Quilombola. Naquele território, foi realizado o I Seminário de Educação Escolar Quilombola, do qual participaram as 16 comunidades pertencentes ao local e pessoas de quilombos circunvizinhos. O encontro teve como objetivo a explanação das ações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) relacionadas à conquista da implementação das Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola na Bahia.
A construção de uma escola quilombola na comunidade de Matinha dos Pretos foi anunciada há pouco mais de um mês pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, como destacou a diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais, Poliana Reis. “E essa unidade já nasce quilombola na sua estrutura e na concepção. Hoje, discutimos sobre currículo específico, formação específica dos profissionais da Educação; função territorial da escola quilombola; saberes tradicionais; juventude; e tecnologia. Saímos todos e todas – SEC, UFRB e FEQ (Fórum Permanente de Educação Escolar Quilombola – encaminhamentos e tarefas. Dessa forma, estamos garantindo o princípio da gestão democrática e do controle social”, detalhou.
Certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares, o Quilombo Matinha dos Pretos surgiu a partir da fuga de escravizados da Fazenda Candeal, em Feira de Santana, para a mata pequena, densa e fechada. Essa comunidade negra e rural, com três mil habitante, vivenciou uma experiência de resistência à escravização, possibilitando o surgimento de um quilombo histórico. É desse lugar, onde vive, que Francisca das Virgens Fonseca falou sobre o seminário. “Foi muito positiva a ideia de construirmos coletivamente um novo caminho para a educação escolar quilombola, sobretudo para a valorização dos saberes territoriais. Foi um momento de troca, de acolhimento, de proposição. Tivemos uma participação muito bem qualificada, tanto da equipe que veio fazer a proposta, quanto dos participantes, membros da comunidade”, avaliou.
Também da comunidade de Matinha dos Pretos, Maria das Neves comentou sobre a importância do seminário para a comunidade. “Foi de grande valia, muito interessante, importante e gratificante não só para Matinha, mas para os outros quilombos já certificados aqui, no distrito, porque o que esperamos é que tenhamos um colégio estadual que venha buscar uma educação diferenciada para nós, quilombolas. O que queremos é que o ensino dessa escola possa respeitar os nossos saberes e costumes e trazer para nós, nossas crianças e nossos jovens o viver em quilombo. Para isso, é necessário que construamos o político pedagógico e este encontro já foi o início para colocarmos no papel o que queremos para a nossa comunidade quilombola”.
A presidente da Associação Comunitária de Matinha, Jeane das Virgens Almeida, considerou que o seminário foi mais uma ação, na comunidade, com o intuito de dialogar sobre a educação escolar quilombola. “É que a gente já vem de discussões anteriores na busca da construção do colégio estadual que nos represente, que leva em consideração nossa identidade, nossas vivências. E esse encontro veio para fortalecer as discussões, que já vêm acontecendo no distrito de Matinha. Foi um dia muito importante, em que a gente conseguiu projetar novos encaminhamentos, novas ações, novos passos necessários para que se construa uma escola estadual que atenda os nossos anseios, as nossas demandas e que respeite e leve em consideração nossas experiências, vivências, que respeite a nossa identidade e que nos proporcione tanto o aprendizado que nos foi negado, como o aprendizado das nossas vivências”.
Na pauta do I Seminário de Educação Escolar Quilombola foi incluída a apresentação da Diretoria de Educação Para Povos e Comunidades Tradicionais (DEP) e da Coordenação de Educação Escolar Quilombola (CEEQ). Marcaram presença, no encontro, técnicos da SEC, membros do Fórum Estadual de Educação Escolar Quilombola e representantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas