Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: municípios › Notícia › Projeto estudantil sobre guerra de espadas em Sapeaçu inspira clip premiado no México
Projeto estudantil sobre guerra de espadas em Sapeaçu inspira clip premiado no México
Publicado em qui, 21/06/2018 - 13:51 por Desconhecido
Palavras-chave:
O projeto ‘Laboro e Guerra de Espadas – tradição e memória que não se apaga’, desenvolvido por estudantes do Colégio Estadual Doutor Eliel da Silva Martins, em Sapeaçu, foi a grande inspiração para a elaboração do clip Tagua Tagua - Rastros de Pó, que ganhou o prêmio latino do Ciclope Festival, no México, como melhor Music Vídeo. O clip, dirigido por Douglas Bernardt, fala sobre a tradicional guerra de espadas que ocorre durante as festas juninas e passeia pelas paisagens marcantes de Sapeaçu e Cruz das Almas.
A professora Paula Anias Rodrigues, orientadora do projeto, disse que o projeto Laboro e Guerra de Espadas, que fala sobre esta tradição em Sapeaçu, foi apresentado ao primo dela, Diego Thole, cineasta, e para Felipe Puperi, autor da música Rastro do Pó, que é a trilha sonora do clip. “Em uma conversa, Diego me falou da música e sobre suas lembranças das guerras de espadas em Sapeaçu. Então, eu apresentei o projeto para eles. A partir deste material, eles e a produção adaptaram ao roteiro do vídeo”, afirmou.
O projeto laboro foi desenvolvido pelos estudantes Bianca da Silva Brito Pereira, Mariele Bezerra Santos, Karine de Oliveira Almeida e Maria Eduarda Coutinho Batista. Maria Eduarda conta que ficou surpresa com a repercussão do videoclipe. "Fiquei muito feliz quando vi a produção. Foi como se estivesse ganhado um prêmio. É a celebração de um trabalho muito bonito que fizemos. Seguiremos com projetos de pesquisa e disseminando para o mundo a nossa cultura e tradição", afirmou.
O estudante Deivson Anias, 17, 3º ano, fez parte do elenco do clip e fala que foi gratificante e uma experiência única. "As gravações do clipe movimentaram bastante a cidade. Todos queriam participar de alguma forma e colaborar contando um fato, um momento que viveu durante as guerras de espadas", comentou.
Sobre o EPA – O Projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) é realizado nas escolas estaduais, como uma ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado para fomentar a arte e a cultura no ambiente escolar, promovendo o protagonismo estudantil. Por meio de álbuns, os estudantes utilizam imagens e textos que desvendam o patrimônio natural, histórico, artístico e cultural dos municípios baianos. O objetivo do EPA é avivar o debate e incrementar as práticas culturais e patrimoniais da juventude, nos campos da história, da memória e da arte, com vistas à identificação e reconhecimento do patrimônio baiano, à preservação da memória cultural, à apropriação da história e da cultura e à democratização dos espaços e dos saberes históricos nas percepções estudantis.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro