Professores alfabetizadores participam de formação

Mais de 300 formadores de 214 municípios baianos vão participar da segunda etapa da formação de professores alfabetizadores do Pacto com Municípios – Todos pela Escola. A proposta do encontro é discutir os conteúdos da proposta didática para alfabetizar letrando e trocar experiências do processo de implementação do Pacto nos municípios e nas salas de aula.

O Pacto é um dos compromissos do programa Todos pela Escola, lançado este ano pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, programa que tem como propósito alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, através de parceria com os municípios baianos.

Após a formação, os educadores vão atuar como multiplicadores na formação dos professores alfabetizadores do seu município. “A formação prevê uma alfabetização lúdica, que concilia o processo de aquisição da língua escrita com o processo de letramento”, explica a coordenadora de formação do Pacto, Nadja Amado.

Serão dois dias de formação e uma carga horária de 16 horas. Durante o encontro também será apresentado o ambiente virtual de aprendizagem destinado ao monitoramento, acompanhamento e aprofundamento das temáticas trabalhadas durante a formação.

Pacto pela Educação – Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Esta é a principal meta do Pacto pela Educação, programa lançado pela Secretaria da Educação e que visa à melhoria da qualidade das escolas públicas do Estado da Bahia, por meio de um regime de colaboração com os municípios. O programa já conta com 214 municípios parceiros.

O Pacto tem como meta a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, bem como assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.
 

Notícias Relacionadas