Prefeitos conhecem resultados do Alfabetização na Idade Certa

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mais de 880 mil crianças até oito anos de idade estão sendo beneficiadas pelas ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com 413 municípios baianos. A partir da formação de professores e distribuição de material e livros didáticos, o Estado contribui para garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa e tenham sucesso no seu percurso escolar. Os resultados desta ação estão sendo apresentados pela Secretaria da Educação durante o 5º Encontro de Prefeitos da Bahia, promovido pela União dos Prefeitos da Bahia, até está quinta-feira (8), em Camaçari.
 
Durante o encontro, que começou na terça-feira (6), técnicos da Secretaria da Educação do Estado prestam informações aos prefeitos eleitos sobre este regime de colaboração, que visa garantir a alfabetização, com letramento, das crianças na idade certa. O coordenador técnico da Coordenação de Relações Institucionais e Articulação Federativa, da Secretaria da Educação do Estado, Carlos Wagner Matos, desta a importância desta orientação aos prefeitos eleitos para o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas da Educação.
 
“O Governo do Estado entende que só há mudanças de indicadores educacionais se houver um apoio às redes municipais. E esta aproximação perpassa pelo chamamento das pessoas para o compromisso de educar as crianças na idade certa, em consonância com os Planos Nacional e Estadual de Educação. Tudo isto dentro de um processo colaborativo, mas que não restrinja a autonomia e a responsabilidade de cada um”, afirma o coordenador Carlos Wagner Matos.
 
Para fortalecer a política de alfabetização, a Secretaria da Educação do Estado realiza importantes ações no atendimento aos municípios parceiros do programa. Uma das principais ações é a distribuição de material didático para professores e estudantes. O Estado está distribuindo 1 milhão e 500 mil livros, de autores baianos e referenciados na realidade da Bahia, selecionados via edital da Secretaria  da Educação do Estado. Este material está inspirando práticas pedagógicas e de leitura nas salas de aula. Entre as práticas mais atraentes para as crianças está o cantinho de leitura, que estimula a contação de histórias destas obras.
 
Outras ações são formações continuadas nas equipes municipais; o acompanhamento e monitoramento sistemático aos municípios e às salas de aula para a identificação das demandas de aprendizagem; promoção da instituição e do acompanhamento do Núcleo de Estudos em Alfabetização e Letramento, junto às redes municipais, e ampliação do diálogo com dirigentes municipais para monitoramento e avaliação das ações formativas nos municípios.

Notícias Relacionadas