Jogos Estudantis da Rede Pública movimentam cena esportiva no interior do Estado

Cerca de 1.200 estudantes participaram, nesta terça-feira (16), da etapa territorial dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), representando as unidades escolares das redes estadual, municipais e federal, na área do Núcleo Territorial de Educação (NTE 13), em Caetité (645 km de Salvador). As competições de futsal, vôlei, handebol, basquete e futebol de campo, nas categorias feminino e masculino, aconteceram no Ginásio de Esportes Professor Hélio Negreiros; na quadra poliesportiva do Instituto de Educação Anísio Teixeira; na quadra poliesportiva Coronel Cazuzinha (Feira Velha); e no Estádio Municipal Paulo Souto; localizados na cidade sede do núcleo.
 
A articuladora do JERP no NTE 13, Anaide da Silva, explica que as melhores equipes da etapa territorial passam para a próxima fase, que acontecerá no dia 23 de julho, na cidade de Vitória da Conquista. “Todos os jogos da etapa territorial acontecem nesta terça-feira e as 15 melhores equipes passam para a etapa zonal. Acompanhando os estudantes durante o JERP, estou identificando que a prática esportiva vem gerando bons resultados escolares, grande mobilização, uma competição saudável e um espírito coletivo entre eles”, comenta.
 
O estudante Iago Monte, 17, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Jorge Amado, na cidade de Iuiú (715 km de Salvador), participou das competições de futsal e conta que o JERP vem contribuindo para que ele tenha uma vida mais saudável. “Além dos treinos, que acontecem quase todos os dias, procuro me alimentar bem, comendo mais frutas e verduras e, também, estou bebendo muita água. O JERP é uma ação bem bacana, que promove nosso desenvolvimento físico e mental e incentiva nosso espírito competidor”, revela o jovem.
 
Já Jefferson Oliveira, 16, também do 3º ano, do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé (782 km de Salvador), é atleta profissional da seleção de futsal do município e revela que o esporte é um grande incentivador do seu aprendizado. “É um momento de grande descontração. Confesso que é onde encontro a felicidade. Treino três vezes por semana na escola e no ginásio de esportes da cidade. Também me dedico muito aos estudos, porque para participar do JERP tem que ter boas notas”.
 
Cronograma - Ainda para esta semana, estão programadas competições das etapas polo e territorial do NTE de Juazeiro (NTE 10), entre os dias 19 e 21. Serão disputadas as modalidades de atletismo, futsal, basquetebol, handebol, voleibol, baleado, xadrez e judô. No NTE de Itaberaba (NTE 14), também de 19 a 21 de julho, serão realizados os jogos com atletismo, futsal, basquetebol, handebol, voleibol, baleado, xadrez, dama e dominó, no ginásio de esportes da cidade; na quadra poliesportiva do Colégio Modelo; e no estádio de futebol da cidade sede do núcleo. 
 
Já no Núcleo de Ipirá (NTE 15) acontecerão, de 16 a 18 de julho, as competições da etapa polo nas cidades de Capela do Alto Alegre, Capim Grosso e Ipirá. A etapa polo de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26) segue até o dia 22 de julho, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), localizado no bairro Barbalho.
 
Sobre o JERP - Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado, nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), com a participação de estudantes, professores, gestores escolares, equipe técnica e organizadores das redes públicas municipais, estadual e federal. A competição envolve diferentes modalidades como futsal, basquete, vôlei, futebol, xadrez entre outras. Fundamentado na importância da cultura corporal e do esporte escolar, com foco na participação, na diversidade, na ética, na cooperação, no regionalismo e na emancipação, o JERP, em 2019, conta com uma programação comemorativa dos 10 anos do projeto.

 

Notícias Relacionadas