Governador e secretário Jerônimo Rodrigues participam de ato na União dos Municípios da Bahia

Fotos: Geraldo Carvalho - Ascom/Educação
O governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participaram da segunda edição do Movimento Pró-Município, realizada nesta segunda-feira (3), de um ato na frente da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, e uma marcha até a Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo, em Salvador. Durante o encontro, que reuniu prefeitos de diversos municípios baianos, o governador Rui Costa recebeu uma carta aberta com as principais pautas dos municípios direcionadas à administração estadual. O evento contou, também, com a presença de deputados federais, vereadores e representantes de entidades, como a Confederação Nacional de Municípios e a União dos Vereadores da Bahia (UVB).
 
O movimento da União dos Municípios da Bahia “é justo e importante”, de acordo com o governador Rui, que destacou os esforços que o governo do Estado tem feito para pagar os recursos dos municípios em dia. “A Bahia vai continuar fazendo a sua parte. Desde o meu primeiro mandato, assumi e tenho honrado o compromisso de não deixar para o ano seguinte as suas contas. Temos efetivado todos os repasses dentro do mesmo ano, inclusive com algumas antecipações, para facilitar a vida dos prefeitos”, destacou o governador, que, na semana passada, recebeu representantes da UPB na semana passada.
 
>> Clique aqui para ver todas as fotos
 
Fortalecimento da Educação – O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância da união entre Estado e municípios, dentro de uma pauta conjunta, a partir do regime de colaboração, como estratégia de fortalecimento da Educação baiana. “Estamos fazendo uma dinâmica mais forte em relação ao regime colaborativo e entendemos a importância da UPB nesta conjuntura, bem como da União dos Vereadores da Bahia. É uma alegria ver a agenda da Educação mais fortalecida com a UPB, porque vemos o regime de colaboração como uma estratégia de fortalecimento da Educação baiana, desde o Ensino Infantil ao Fundamental 2. Nessa parceria, queremos ajudar as prefeituras, seja na formação, seja no sistema de avaliação ou no sistema de gestão”, afirmou. 
 
O transporte escolar, destacou o secretário Jerônimo, é uma das pautas da UVB que diz respeito à Educação. “Já pagamos um conjunto de 78 municípios e outros recebemos a documentação, que não estava em dia, e outros ainda não entregaram a documentação para análise. Até final de junho a gente liquida todos os débitos, como disse o governador”.
 
O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi, destacou a importância do movimento. "A Bahia tem dado o exemplo para todo o Brasil de como se faz movimento municipalista, com seriedade, dinamismo e responsabilidade, acima de tudo", avaliou. 
 
Para o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, é preciso abrir uma grande discussão a nível nacional em defesa da unificação das eleições para mandatos políticos no Brasil. “Estamos fazendo uma marcha a favor dos municípios, 
 
com o intuito de fortalecer a luta municipalista na Bahia e garantir a manutenção de serviços públicos. Temos como pauta central a unificação das eleições e isto passa pelo apoio dos parlamentares e do governo do Estado. As propostas para a unificação das eleições, já para 2022, tramitam, atualmente, na Câmara dos Deputados, estando destacadas na pauta municipalista as PECS 56/2019 e a 376/2009”, destacou.
 

Notícias Relacionadas