Fóruns de Educação discutem experiências e desafios durante encontro em Salvador

Palavras-chave:
Fotos: Feijão Almeida
Com o objetivo de discutir assuntos relacionados à atuação dos fóruns municipais, foi iniciado, nesta quarta-feira (6), o 3° Encontro dos Fóruns Municipais de Educação da Bahia, que tem como tema central "Os FMEs no contexto da política de democratização da educação". O evento, que acontece no Hotel Fiesta, em Salvador, e prossegue até o próximo sábado (9), é promovido pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC). Na sua programação, o encontro terá a 4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia (COEED 2022), que será realizado nesta quinta (7) e sexta-feira (8), no mesmo local, com o tema "Em defesa da democracia, da diversidade, da educação pública com participação popular”. 
 
A abertura do encontro contou com uma mesa de discussão sobre o tema "A criação e o fortalecimento dos fóruns de Educação como estratégia de gestão democrática da educação na Bahia" e, também, com uma mesa de socialização referente ao tema "A situação atual, experiências exitosas e desafios dos Fóruns de Educação da Bahia". Além disso, foi realizada uma apresentação do regimento da eleição de representantes dos fóruns municipais de Educação para compor o FEEBA. 
 
A coordenadora do FEEBA, Alessandra Assis, falou sobre a importância do encontro e da Conferência Estadual de Educação. "Os dois eventos reúnem representantes dos vários segmentos sociais e de vários setores da Educação, com o objetivo de avaliar e discutir as políticas públicas educacionais. Este é um momento muito especial para o acontecimento desta conferência, pois a gente vive os efeitos de um aprofundamento das desigualdade educacionais, principalmente por conta da pandemia".
 
Para Júlio César Vitorino, que atua como coordenador do Fórum Municipal de Educação de Jacobina, o encontro é essencial para ampliar as discussões sobre temas ligados à Educação. "Este encontro é um marco porque ele traz acessibilidade a muitos municípios em relação a questões do FEEBA, da estruturação desse processo de fortalecimento da democracia, da participação popular e do direito à voz e a voto. Todos os municípios têm essa oportunidade de participar deste encontro e de trazer um pouquinho das suas contribuições para fortalecer a Educação do Estado e, consequentemente, do nosso país", destacou.
 
Repórter: Emerson Santos

Notícias Relacionadas