Estudantes realizam gincana cultural e integram escola e comunidade em Eunápolis

Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Eloyna Barradas, localizado em Eunápolis, no Extremo-Sul baiano, participaram, nesta terça-feira (27), da culminância da gincana cultural, com o tema “Tecnologia ao meu redor”, dentro da Feira de Ciências da escola. O ponto alto do evento foi a Festa das Cores, moda entre os jovens inspirada na cultura indiana, que consiste em uma confraternização com tintas em pó coloridas. Também houve o desfile das seis equipes participantes e o lançamento do foguete projetado pelos estudantes nas aulas de Química e Física.
 
O estudante Ian Callbe Santos, 17, 2º ano, que participou pelo segundo ano da gincana cultural, disse que o evento é uma das experiências pedagógicas das mais ricas. “É um momento único de aprendizagem e integração entre os colegas, envolvendo a tecnologia na brincadeira, que é uma forma interessante de ganharmos novos conhecimentos. Uma das atividades mais incríveis foi a montagem de um robô, em uma competição que envolveu Matemática e Física. Cada um queria dar mais vida à sua invenção, como dançar, pegar um copo. Foi muito legal”.
 
O colega Raul Marcolino Filho, 16, 2º ano, também elogiou a iniciativa de promover uma gincana cultural sob a temática tecnológica. “O lançamento do foguete que construímos com garrafa pet e uma mistura de vinagre a bicarbonato de sódio foi uma experiência muito interessante porque estudamos Química e Física na prática e o resultado foi fantástico. Além destes aprendizados, a gincana traz uma coisa bacana que é o entrosamento dos alunos, professores e gestores e esta aproximação traz um clima bem familiar”.
 
Integrar os estudantes em torno das mais diversas áreas do conhecimento, destacou o professor de História, Renan Costa, foi o principal objetivo da gincana cultural da escola. “Realizamos diversas atividades culturais, sociais e educacionais, voltadas para disciplinas como Matemática, Física, História e Geografia, e o envolvimento dos nossos alunos é intensa. O resultado deste trabalho é um ganho notório no seu processo de ensino e aprendizagem e no convívio social. Na área social, por exemplo, eles fizeram uma ação solidária por alguns bairros, com a arrecadação de vestuários e produtos não perecíveis, que foram distribuídos a famílias carentes. A nossa gincana é, portanto, um elo de ligação com a comunidade local, sendo a escola uma referência importante no bairro”.

Notícias Relacionadas