Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: municípios › Notícia › Estudantes realizam encontro e debatem sobre oferta do Ensino Superior para povos indígenas
Estudantes realizam encontro e debatem sobre oferta do Ensino Superior para povos indígenas
Publicado em seg, 04/06/2018 - 10:31 por Desconhecido
Palavras-chave:
Dentre os temas abordados no encontro estavam a ampliação da oferta e o crescimento de matrículas no Ensino Superior para os povos indígenas e a necessidade da formação voltada para atender a necessidades das comunidades indígenas, a partir das suas tradições e cultura. Os estudantes também apontaram a Bahia como um dos destaques em todo o país, na organização das políticas de inclusão e de acesso ao Ensino Superior para os povos indígenas. Lideranças indígenas também fizeram relatos de experiências e de suas memórias.
O subsecretário Nildon Pitombo fez uma avalição do encontro, que teve o apoio da Secretaria da Educação do Estado. “As discussões ocorreram de modo a deixar claro o quanto importa rediscutir os cursos e ampliar a redução das barreiras de acesso, sempre com o patamar de respeito aos povos indígenas, assim como à sua história, cultura e identidade com a terra e modos sustentáveis de convivência com a prática de plantio e colheita, pesca, produção de alimentos e bebidas, fármacos e artesanato”, afirmou.
Segundo Pitombo, o processo de escuta dos povos indígenas contribui para a adoção de políticas públicas da Educação Indígena. “Foi muito oportuno avaliar com as Instituições de Ensino Superior, o ordenamento das ofertas e dos currículos dos cursos à luz das expectativas da interação entre conhecimentos tradicionais e ciência formal, pontuado pela valorização do respeito à cultura desses povos”, afirmou, ao acrescentar que agendas foram firmadas para ampliar o diálogo entre as representações envolvidas no encontro.
Notícias Relacionadas
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais
-
Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador
-
Pré-vestibular gratuito: UPT promove atividades integrativas para estudantes de toda Bahia
-
ARTIGO | EJA: reflexões sobre a Educação Básica para a classe trabalhadora, por Carla Nogueira
-
Parlamento Jovem da Câmara de Salvador recebe inscrições de estudantes até este domingo (5/5)