Estudantes realizam encontro e debatem sobre oferta do Ensino Superior para povos indígenas

Com o objetivo de debater a inserção dos povos indígenas no Ensino Superior, estudantes indígenas participaram, de sexta a domingo (1 a 3), de um encontro na Aldeia Pataxó, em Barra Velha, município de Porto Seguro. Com o lema Muká Mukaú, que quer dizer unir, reunir, o encontro reiniu estudantes de diferentes instituições de ensino, como UFBA, UFSB, UFRB,  UNEB, UEFS, UESC e IFBahia, que discutiram o perfil dos cursos de graduação e as suas interfaces com as comunidades indígenas. A atividade contou com a participação do subsecretário da Educação do Estado, professor Nildon Pitombo.
 
Dentre os temas abordados no encontro estavam a ampliação da oferta e o crescimento de matrículas no Ensino Superior para os povos indígenas e a necessidade da formação voltada para atender a necessidades das comunidades indígenas, a partir das suas tradições e cultura. Os estudantes também apontaram a Bahia como um dos destaques em todo o país, na organização das políticas de inclusão e de acesso ao Ensino Superior para os povos indígenas. Lideranças indígenas também fizeram relatos de experiências e de suas memórias.
 
O subsecretário Nildon Pitombo fez uma avalição do encontro, que teve o apoio da Secretaria da Educação do Estado. “As discussões ocorreram de modo a deixar claro o quanto importa rediscutir os cursos e ampliar a redução das barreiras de acesso, sempre com o patamar de respeito aos povos indígenas, assim como à sua história, cultura e identidade com a terra e modos sustentáveis de convivência com a prática de plantio e colheita, pesca, produção de alimentos e bebidas, fármacos e artesanato”, afirmou.
 
Segundo Pitombo, o processo de escuta dos povos indígenas contribui para a adoção de políticas públicas da Educação Indígena. “Foi muito oportuno avaliar com as Instituições de Ensino Superior, o ordenamento das ofertas e dos currículos dos cursos à luz das expectativas da interação entre conhecimentos tradicionais e ciência formal, pontuado pela valorização do respeito à cultura desses povos”, afirmou, ao acrescentar que agendas foram firmadas para ampliar o diálogo entre as representações envolvidas no encontro.

Notícias Relacionadas