Estudantes realizam atividade preparatória para a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Colégio Estadual São Francisco, localizado em Alagoinhas (108Km de Salvador), no Nordeste do Estado, promoveu, nesta sexta-feira(13), a etapa escolar da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – As escolas da Bahia cuidando das águas, que será realizada de 7 a 9 de maio, em Salvador. Envolvidos em diferentes atividades, os estudantes protagonizaram um dia de conhecimento e diversão, por meio de debates, seminários, reflexões socioambientais, exposições e apresentações culturais.
 
A turma da estudante Sara Mendes, 14, 1º ano do Ensino Médio, apresentou uma paródia da música “Valeu Amigo”, dos Mcs Pikeno e Menor. “A apresentação foi linda. Todos elogiaram nossa versão da música que fala sobre a água. Durante a preparação para a atividade, os professores conversaram muito com a gente sobre o tema principal que é a água, sua importância para nossa sobrevivência e como devemos preservá-la para que não falte”, disse.
 
Para conversar sobre Educação Ambiental, reciclagem e como separar o lixo produzido em casa ou na escola, os estudantes receberam a visita de técnicos da Cooperativa de Material Reciclável de Alagoinhas (CORAL). A atividade foi orientada por professores de várias disciplinas. “Cada professor ficou responsável por uma turma e eu resolvi pesquisar sobre as águas de Alagoinhas, porque nossa cidade tem a segunda melhor água do mundo e nos últimos anos, a região tem atraído muitas indústrias de bebida devido à qualidade de sua água. Inicialmente, fomos conferir o que torna a água tão boa, sua composição, as propriedades e sua utilização. Desenvolvemos seminários e debates em sala de aula e, como síntese de todo esse trabalho, criamos um produto para apresentar no evento de hoje”, explicou a professora de Biologia, Francisca Rufino.
 
A turma de Samuel Passos, 14, 6º ano do Ensino Fundamental, que foi eleito como delegado para a Conferência, apresentou, em forma de coral, a música “Planeta Água”, do cantor Guilherme Arantes. “Optamos pelo coral, porque já tínhamos estudado, conversado e debatido muito sobre a água, em sala de aula. Com a música, homenageamos este bem precioso e alertamos todos sobre a importância da água e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente”, contou.   
 
Preparativos - Na quarta-feira (11), como parte dos preparativos para a culminância da etapa escolar, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental visitaram a Estação de Tratamento Engenheiro Francisco Ávila, conhecida também como Estação Sobocó. Durante o passeio, os estudantes, orientados por um técnico, conheceram o laboratório de tratamento e receberam informações sobre a água, a importância da estação para a cidade, como são as fases de tratamento e os produtos utilizados.
 
“A atividade foi prazerosa e de muito aprendizado”, conta Beatriz Luana Oliveira, 13, para quem as aulas de campo facilitam o processo de ensino e aprendizado. “Aprendemos com mais facilidade. Na estação, ficamos sabendo como é feito todo o tratamento das águas na estação, os produtos que são utilizados e também os cuidados que devemos ter não só com as águas, mas com todo meio ambiente”, concluiu. 
 
A equipe de Ana Clara dos Santos, 14, criaram uma maquete da Estação de Tratamento Socobó, e apresentou na atividade desta sexta-feira. “Foi uma ótima ideia nos levar para conhecer a estação que é tão importante para nossa cidade. Criamos e exibimos uma maquete da estação com materiais recicláveis e explicamos para nossos colegas o que aprendemos na visita”, disse.    
 
“Essa vivência foi muito boa para eles. Uma inovação. Os estudantes interagiram bastante com os funcionários, fizeram perguntas, tiraram dúvidas e fotografaram o espaço. Saíram de lá cheios de ideias”, finaliza a diretora da unidade, Rita de Cássia Bastos.  
 
Os colégios da rede estadual têm até este sábado (14), para a realização da etapa escolar da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - As escolas da Bahia cuidando das águas”.

Notícias Relacionadas