Estudantes participam de feiras de ciência em várias cidades do interior

Os estudantes da rede estadual de ensino estão expondo e apresentando projetos de iniciação científica nas feiras de ciências escolares que estão sendo realizadas em todo o Estado. Os projetos abordam temas como sustentabilidade, tecnologia e inovação, voltados para a solução de problemas existentes em suas comunidades. Atividades como estas foram realizadas durante a semana em escolas estaduais em cidades como Alagoinhas, Rio do Antônio, Tanque Novo, Santo Antônio de Jesus e Baixa Grande.

 

O Núcleo Territorial de Educação de Alagoinhas (NTE 18), realizou, nesta sexta-feira (23), no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia (IF Baiano), a I Feira Territorial do Ciências na Escola. A ação contou com 32 estandes, envolvendo participação de estudantes das escolas pertencentes ao núcleo. Johnatan Silva Santos, 16, 2º ano, apresentou o projeto MEPIC. “O projeto visa estimular os estudantes à pesquisa científica e à ampliação do conhecimento sobre a área das Ciências. Gostei muito desta experiência, pois trocamos informações sobre nossos projetos”, afirmou.

 
O Colégio Lia Públio de Castro, em Rio do Antônio (602 km de Salvador), também realizou nesta sexta, a II Feira de Artes, Ciências, Educação e Cultura (FACEC). Na unidade escolar, os estudantes apresentaram seus projetos científicos realizados durante o ano letivo. Este foi o caso da estudante Amanda Moreira, 15, do 9º ano. “Apresentamos o projeto ‘Preservação e conservação dos polinizadores no Distrito de Ibitira’. O objetivo foi fazer um levantamento de polinizadores existentes na região. Para isso, coletamos alguns insetos como borboletas, mangangás e abelhas que são responsáveis pela polinização”, revelou.
 
Também foram realizadas feiras em outros municípios. O Colégio Estadual de Tanque Novo, em Tanque Novo (712 km de Salvador), promoveu a II Feira de Ciências. Em Santo Antônio de Jesus (109 km) a Feira de ciências foi no Colégio Democrático Rômulo Almeida e em Baixa Grande (263 km de Salvador), aconteceu a Feira de Ciências e Mostra Cultural do Colégio José Ribeiro Pamponet.
 

 

Notícias Relacionadas