Estudantes de Wenceslau Guimarães participam de oficina para potencializar a arte teatral na escola

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes do Colégio Estadual Nair Lopes Jenkins, localizado no município de Wenceslau Guimarães (306 km de Salvador) participaram, nesta terça-feira (22), de uma oficina de teatro. A atividade teve o objetivo de preparar e estimular os estudantes a participarem do Festival Estudantil de Teatro (FESTE), que é um dos oito projetos de arte e cultura desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
 
Durante a oficina, promovida para 40 estudantes, foram trabalhados conteúdos teóricos e práticos como: exercício de improvisação, trabalho de corpo, interpretação teatral, jogos dramáticos, noções de cenário e figurino, e trabalho de projeção de voz e respiração. Após a oficina, os estudantes interessados poderão fazer suas inscrições no mês de junho para participar da etapa escolar do projeto.
 
Segundo o arte-educador e conselheiro de Cultura do Estado, Francisco Nascimento, que ministrou a oficina, projetos como o FESTE são essenciais para o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes. “Além de estimular os estudantes à utilização cênica do corpo, este projeto também promove a interação com a escola, amplia as possibilidades de comunicação, eleva a autoestima e fortalece a compreensão dos projetos estruturantes dentro da unidade escolar”, destaca o educador.
 
A estudante Laize de Souza Santos, 16, 1° ano, afirma que a oficina foi muito interessante. “Ela possibilitou que todos os alunos envolvidos mostrassem suas capacidades de atuação no teatro. Além disso, serviu para trabalharmos o nervosismo e a expressão corporal”, pontuou.
 
Seu colega de série, Gustavo Matos de Sousa, 14, conta que já está na expectativa de participar do FESTE. “Aprendemos muito na oficina e todas as dicas serão úteis para a nossa participação no projeto, a exemplo de como memorizar os textos e como se trabalhar melhor em grupo”, disse, entusiasmado.
 
Sobre o Feste - O projeto Festival Estudantil de Teatro (FESTE) é uma das experiências em políticas culturais com a juventude estudantil, que tem o objetivo de avivar o debate e incrementar as práticas artísticas e culturais nos campos da história, da arte, do patrimônio, da juventude e da democratização desses saberes, com vistas ao desenvolvimento das artes cênicas nos contextos escolares.

Notícias Relacionadas