Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: municípios › Notícia › Estudantes de Vitória da Conquista participam do evento tecnológico global Scratch Day com diversas atividades
Estudantes de Vitória da Conquista participam do evento tecnológico global Scratch Day com diversas atividades
Publicado em sab, 12/05/2018 - 11:00 por Desconhecido
Palavras-chave:
Os estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (519 km de Salvador), participaram, neste sábado (12), do evento global Scratch Day, que ocorreu simultaneamente em todo o mundo. Durante atividade aberta ao público, estudantes e pessoas da comunidade aprenderam a criar seus próprios projetos de animação, jogos e programas interativos através da linguagem gráfica de programação conhecida como Scratch.
O Scratch pode ser acessado online pelo site scratch.mit.edu ou através de download para desenvolver os projetos sem a necessidade de conexão com a Internet. Trata-se de uma ferramenta de programação gratuita e da fácil acesso com uma interface gráfica que permite a criação de programas e jogos com blocos de montar.
Segundo a vice-diretora do Centro Juvenil, Alice Irigoyen, o Scratch contribui muito para o aprendizado dos estudantes. “Ele possibilita a interação de diferentes áreas do conhecimento, associando diferentes saberes, competências e habilidades, além de desenvolver o raciocínio lógico e incentivar a autoria e autonomia através da criação de jogos, animações, projetos interativos e muitas outras possibilidades”, destaca.
Segundo o monitor das oficinas, Lucas Rodrigues Ferreira, o Scratch estimula a criatividade dos estudantes com o uso da tecnologia. “Eles aprendem a trabalhar a lógica para criar seu próprio jogo, fazendo com que as pessoas interajam com o que ele produziu”, afirma.
Além das oficinas de Scratch ministradas por 12 estudantes que cursam as oficinas ofertadas no Centro Juvenil como “Criação de Games” e “Inventores de APP”, o evento contou com apresentações de Cosplays (estudantes caracterizados por personagens da cultura pop) e experimentos de robótica. Um dos destaques do evento foi uma conferência realizada a partir da ferramenta do Google (Hangout), através da qual todos puderam interagir, em tempo real, com o coordenador dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, Iuri Rubin, e com a professora Elmara Pereira, que estão nos Estados Unidos participando do evento MIT Media Lab, em Massachusetts. Desta forma, todos compartilharam as experiências nos dois eventos.
“Estamos representando o Centro Juvenil no MIT Media Lab no grupo de pesquisa rupo chamado Lifelong Kindergarten, que foi um dos criadores do Lego Mindstorms que é o kit de robótica da Lego e, também, o criador do Scratch, uma plataforma que ensina programação de bem amigável e estamos juntos com sete outras propostas que foram contempladas no edital Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2018”, ressalta Iuri Rubin.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira