Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: municípios › Notícia › Estudantes de Sobradinho desenvolvem protótipo de barco movido a energia solar
Estudantes de Sobradinho desenvolvem protótipo de barco movido a energia solar
Os estudantes Lucas da Rocha e Cícero Leandro, do Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira, no município de Sobradinho, localizado no Sertão do São Francisco (a 552 km de Salvador), desenvolveram um protótipo de barco movido a energia solar. Denominado de “Barco Sustentável – Análise da Conservação”, o projeto tem o objetivo de analisar a qualidade da água do rio São Francisco, além promover a educação ambiental às comunidades ribeirinhas. O protótipo tem um metro de comprimento, estrutura de alumínio, placas de energia solar, bateria e controle remoto para direcionamento da embarcação.
A orientadora do projeto, professora Cida Nunes, explicou que a elaboração do protótipo contou com a parceria e o interesse da comunidade local. “Nós contamos com a ajuda de pais e parceiros da comunidade que puderam nos orientar nesta construção. Criamos o protótipo como um projeto de apresentação da estrutura que acreditamos que poderia ser desenvolvida em uma escala maior para navegação no rio. A ideia é promover um projeto sustentável que possa servir de aprendizado para os alunos, mas também possa ser utilizado como algo que traga benefícios para a região. Fizemos testes em piscinas e a embarcação funciona muito bem. Agora, o nosso objetivo é buscar parcerias para colocá-lo em prática de fato no rio”, explicou.
O estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Lucas Rocha, 16 anos, conta que seu interesse foi ajudar a desenvolver um projeto que pudesse contribuir para beneficiar a sua região. “Recentemente tivemos muitos problemas de abastecimento e poluição nas águas do Rio São Francisco, então vi a oportunidade de participar de uma iniciativa que pudesse se tornar algo maior e pudesse melhorar esta situação. Apesar de ter o interesse em me formar em medicina, esta oportunidade de trabalhar neste protótipo me trouxe um novo aprendizado e, com certeza, vou levar essa atividade como um hobby”, afirma.
Já o seu colega Cícero Leandro, 15, disse que o protótipo foi uma chance de trabalhar em algo que adora e que pretende se profissionalizar. “Meu futuro está na engenharia e na eletricidade, por isso fiquei motivado em entrar neste projeto que traz muito conhecimento para a área. A oportunidade que a escola nos dá de desenvolver projetos práticos é um diferencial tremendo, além de todo o apoio dos professores envolvidos. Ainda tivemos a participação de pais e pessoas da comunidade que ajudam e acompanham o que fazemos na escola, o que é muito gratificante”, ressalta.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo