Estudantes de Jequié beneficiam idosos com prestação de serviços em praça pública na área de Saúde





















Os estudantes do 2° ano do curso técnico em Enfermagem, do Colégio Estadual de Jequié (368 km de Salvador), prestaram serviços gratuitos à população idosa, nesta segunda-feira (18), em estande montado na Praça Mandacaru, no centro da cidade. Durante o atendimento, mais de 100 pessoas foram beneficiadas com serviços de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, brincadeiras e palestra. A iniciativa faz parte do projeto “Surpresas da terceira idade”, como resultado da disciplina Intervenção Social, que possibilita aos estudantes vivenciarem situações características do exercício profissional, além da promoção da saúde e bem-estar da comunidade local.
 
A estudante Geovana Araújo de Oliveira, 16, falou como a iniciativa contribui para sua formação profissional e cidadã. “Este contato com o público é essencial para colocarmos em prática o que aprendemos no curso. Além dos serviços prestados, nós também palestramos sobre os sintomas, tratamento e causas da doença Alzheimer, que afeta muitos idosos no mundo”, explicou.
 
Sua colega Kelly Cristina Santos, 16, afirmou que a ação teve uma função educativa e de prevenção. “Foi muito importante abordar o tema do Alzheimer com o público da terceira idade e com pessoas mais jovens, para que todos saibam como lidar com uma pessoa que venha a ter a doença. Também, fizemos brincadeiras com os participantes para estimular a memória e eles gostaram bastante”, revelou a estudante.
 
A professora Vanessa Meira Maria ressaltou a importância dos projetos para o aprendizado dos alunos. “Os projetos de intervenção têm o objetivo de fazer com que os estudantes tenham o contato direto com o público e a experiência de difundir os conhecimentos absorvidos em sala de aula, realizando intervenções na sociedade, para conscientizar sobre as temáticas abordadas”, explicou a educadora Vanessa Meia Maria.
 
A educadora também informa que este é o quarto projeto de intervenção social realizado com os estudantes neste mês. O primeiro foi promovido no dia 6, pelos estudantes do 2º ano do curso técnico em Saúde Bucal, com o tema “Esclarecendo mitos e verdades sobre a higiene oral na gestação”, para as gestantes da Unidade de Saúde Padre Hilário Terrosi. No dia 8, foi realizada a intervenção do projeto “Prevenção do câncer de mama e promoção da saúde renal”, na praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, promovido pelos estudantes do 2° ano do curso técnico em Enfermagem. Já no dia 11, os estudantes do 3°ano do curso técnico em Saúde Bucal realizaram a intervenção do projeto “Promoção da saúde da boca e escovação supervisionada”, na Escola Municipal Franz Gedeon.

Notícias Relacionadas