Estudantes de Correntina desenvolvem ações pedagógicas pela proteção dos rios que banham a cidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A preocupação com a proteção, a conservação e o uso racional da água no município de Correntina (914 km de Salvador), no Oeste do Estado, tem motivado a realização de diferentes ações pedagógicas no Colégio Estadual de Correntina. Palestras, debates e aulas de campo são algumas iniciativas que visam despertar nos estudantes e na comunidade local a adoção de práticas sustentáveis, que contribuam para o cuidado com os recursos hídricos na privilegiada cidade banhada pelos rios Correntina, Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio, da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente.

A ação pedagógica alerta para problemas como a poluição e o uso inadequado das águas, que ameaçam estes mananciais. O estudante Ronivon Figueiredo de Almeida, 17, 2º ano, fala sobre a preocupação cotidiana que todos devem ter com os recursos hídricos. “Nossa água está reduzindo cada vez mais e isso é devido ao mau uso e à falta de consciência. Podemos começar essa preservação em casa, adotando medidas como tomar banho em período curto, fechar a torneira enquanto escova os dentes, reutilizar a água da lavanderia e reduzir a quantidade de água durante a lavagem da calçada e do carro. Precisamos nos preocupar em deixar água para as próximas gerações”, ensina.

Izael Rocha Silva, 19, está no 3º ano do curso técnico de nível médio em Agropecuária e destaca que a abordagem do tema é fundamental para a sua formação técnica e para o exercício da futura profissão. “Além de obter conhecimento na minha profissão sobre o melhor uso da água, nas palestras fico informado sobre a escassez dela em alguns lugares, inclusive na Bahia. Aqui, na cidade, ainda temos muita água, mas se não cuidarmos pode faltar. Água é vida, devemos utilizá-la de maneira responsável”, avalia.

A professora de Sociologia, Aparecida Amaral Silva, diz que as atividades multidisciplinares contribuem para que os estudantes desenvolvam uma consciência socioambiental necessária para garantir os múltiplos usos da água pelas atuais e futuras gerações.  “Buscamos promover conhecimentos sobre nosso bem precioso, que é a água. Realizamos rodas de conversa com biólogos e representantes de movimentos sociais, no auditório da escola, sobre a situação dos rios que banham a cidade e, também, já visitamos o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Correntina, para que os estudantes conheçam o processo de tratamento do esgoto. Todo conhecimento nesta fase da vida é fundamental para a formação de cidadãos conscientes sobre o seu papel por um mundo sustentável”, acrescenta.

 

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