Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: municípios › Notícia › Estudantes de Camaçari participam de atividades voltadas para o Novembro Negro
Estudantes de Camaçari participam de atividades voltadas para o Novembro Negro
Publicado em ter, 05/11/2019 - 17:25 por Desconhecido
Palavras-chave:
O projeto visa ressaltar e valorizar a África como construtora cultural de diversos povos, sendo considerada o berço da civilização mundial, além de conscientizar os educandos sobre a representatividade da identidade negra no Brasil e no mundo e autoaceitação como negro. As atividades do projeto também ressaltam a questão da diversidade cultural entre Brasil e África, em um processo de identificação com as identidades culturais, com o intuito de resgatar a cidadania. Além de relacionar os conteúdos com as disciplinas, o projeto trabalha a autoestima e o sentimento de pertencimento da cultura negra.
O estudante Mateus dos Santos, 17, 3º ano, que declamou o seu poema de sua autoria intitulado “Lágrimas do negro”, falou da importância da atividade. “O marco negro não é só de representatividade negra e sim de todas as minorias e grupos que buscam respeito. Atividades como esta são importantes para fortalecer o movimento negro através da valorização da cultura, identidade e beleza negra”, comentou.
David Coutinho, 17, também do 3º ano, produziu cartazes sobre a temática e recitou o poema “Velho negro”. Para ele, é essencial trabalhar esta temática na escola. “O dia da Consciência Negra é todo dia, porém damos uma importância ao dia 20 para que seja o início de um conceito explicativo sobre temas como religião, dança, culinária, voz ativa e personalidade marcante de cada um. Gostei muito de participar do evento e explorar o tema dentro da proposta do projeto”, afirmou o estudante.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira