Estudantes de Camaçari participam de atividades voltadas para o Novembro Negro

Os estudantes do Colégio Polivalente de Camaçari, localizado na Região Metropolitana (45 km), participaram, nesta terça-feira (5), da culminância do projeto “Por uma África afirmativa na raça - conhecendo nossa história: da África ao Brasil”, que contou com performances de dança, exposição de quadros, oficinas de trança, declamação de poesias e feira de comidas típicas. A iniciativa, que também será realizada no próximo dia 13, faz parte das comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
 
O projeto visa ressaltar e valorizar a África como construtora cultural de diversos povos, sendo considerada o berço da civilização mundial, além de conscientizar os educandos sobre a representatividade da identidade negra no Brasil e no mundo e autoaceitação como negro. As atividades do projeto também ressaltam a questão da diversidade cultural entre Brasil e África, em um processo de identificação com as identidades culturais, com o intuito de resgatar a cidadania. Além de relacionar os conteúdos com as disciplinas, o projeto trabalha a autoestima e o sentimento de pertencimento da cultura negra.
 
O estudante Mateus dos Santos, 17, 3º ano, que declamou o seu poema de sua autoria intitulado “Lágrimas do negro”, falou da importância da atividade. “O marco negro não é só de representatividade negra e sim de todas as minorias e grupos que buscam respeito. Atividades como esta são importantes para fortalecer o movimento negro através da valorização da cultura, identidade e beleza negra”, comentou.
 
David Coutinho, 17, também do 3º ano, produziu cartazes sobre a temática e recitou o poema “Velho negro”. Para ele, é essencial trabalhar esta temática na escola. “O dia da Consciência Negra é todo dia, porém damos uma importância ao dia 20 para que seja o início de um conceito explicativo sobre temas como religião, dança, culinária, voz ativa e personalidade marcante de cada um. Gostei muito de participar do evento e explorar o tema dentro da proposta do projeto”, afirmou o estudante.

Notícias Relacionadas