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Estudantes associam conteúdos de Matemática aos cuidados com a saúde
Publicado em sex, 27/10/2017 - 17:08 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Os estudantes protagonizaram, também, as demonstrações práticas de jogos matemáticos lúdicos e recreativos, confeccionados por eles próprios a partir de materiais recicláveis, bem como a produção de receitas saudáveis, como sucos detox e bolo diet. A professora Ivete da Silva, idealizadora do projeto, explica que a proposta é promover uma aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos matemáticos. “A proposta é tornar o aprendizado da Matemática mais fácil a partir da conscientização dos estudantes sobre prevenção à saúde. Meu intuito é que meus alunos enxerguem a Matemática como algo prazeroso, pois, ela está em tudo, até mesmo no ar que respiramos”.
Com uma aprendizagem não fragmentada de conteúdos de diferentes disciplinas, atrelando-os ao seu cotidiano, os estudantes garantem que compreender a Matemática ficou mais fácil. A estudante Acássia Santana, 14, 7º ano, fala sobre a contribuição do projeto “Equação da saúde” na sua vida escolar. “Com a professora Ivete, aprendi que Matemática não é nenhum bicho-papão que as pessoas imaginam. Ela está no nosso dia adia e sem ela não poderíamos viver porque ela está em tudo. Matemática não é só sala de aula, caneta e papel. É diversão, jogos lúdicos, tudo de forma lúdica”.
O aluno Luis Henrique Martins, 14, 8º ano, também está animado com o projeto. “Este trabalho mudou a minha vida, hoje tem mais facilidade em aprender Matemática e o mais interessante é que, através dela, passei a ver que a disciplina está ligada, também, aos cuidados com a saúde, a partir do momento que, por exemplo, medimos a nossa pressão”. A colega Camila Nunes, 14, 8º ano, reforça: “A gente aprendeu a estudar Matemática brincando. Hoje, vejo que a disciplina não é chata, muito pelo contrário”.
Interação interdisciplinar – Os conteúdos de Biologia se somam com os matemáticos no que se referem a equações e funções ligadas a conhecimentos e medições de IMC e IAC. “O professor de Biologia, no caso, se encarrega de abordar, por exemplo, o tema da obesidade, bem como noções básicas de nutrientes, calorias e gastos energéticos. Em Matemática, o aluno pratica o cálculo dos índices corporais, exercitando, assim, assuntos referentes a equações e funções, assimilando melhor esses conteúdos”, detalhou a professora.
Já a Física, completa a educadora, participa do projeto na parte referente ao conhecimento e cálculo de gastos energéticos, velocidade, movimento e inercia. A Educação Física traz um mix da importância dos esportes e suas diferentes modalidades, somando aos conhecimentos de Física e Matemática em relação à mediação de assuntos como movimento. História e Geografia trazem um apoio cultural no que se refere a pesquisas sobre regiões e alimentos, solo e cultivo, bem como a história de algumas modalidades esportivas e suas respectivas culturas.
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