Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: municípios › Notícia › Estudantes associam conteúdos de Matemática aos cuidados com a saúde
Estudantes associam conteúdos de Matemática aos cuidados com a saúde
Publicado em sex, 27/10/2017 - 17:08 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Os estudantes protagonizaram, também, as demonstrações práticas de jogos matemáticos lúdicos e recreativos, confeccionados por eles próprios a partir de materiais recicláveis, bem como a produção de receitas saudáveis, como sucos detox e bolo diet. A professora Ivete da Silva, idealizadora do projeto, explica que a proposta é promover uma aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos matemáticos. “A proposta é tornar o aprendizado da Matemática mais fácil a partir da conscientização dos estudantes sobre prevenção à saúde. Meu intuito é que meus alunos enxerguem a Matemática como algo prazeroso, pois, ela está em tudo, até mesmo no ar que respiramos”.
Com uma aprendizagem não fragmentada de conteúdos de diferentes disciplinas, atrelando-os ao seu cotidiano, os estudantes garantem que compreender a Matemática ficou mais fácil. A estudante Acássia Santana, 14, 7º ano, fala sobre a contribuição do projeto “Equação da saúde” na sua vida escolar. “Com a professora Ivete, aprendi que Matemática não é nenhum bicho-papão que as pessoas imaginam. Ela está no nosso dia adia e sem ela não poderíamos viver porque ela está em tudo. Matemática não é só sala de aula, caneta e papel. É diversão, jogos lúdicos, tudo de forma lúdica”.
O aluno Luis Henrique Martins, 14, 8º ano, também está animado com o projeto. “Este trabalho mudou a minha vida, hoje tem mais facilidade em aprender Matemática e o mais interessante é que, através dela, passei a ver que a disciplina está ligada, também, aos cuidados com a saúde, a partir do momento que, por exemplo, medimos a nossa pressão”. A colega Camila Nunes, 14, 8º ano, reforça: “A gente aprendeu a estudar Matemática brincando. Hoje, vejo que a disciplina não é chata, muito pelo contrário”.
Interação interdisciplinar – Os conteúdos de Biologia se somam com os matemáticos no que se referem a equações e funções ligadas a conhecimentos e medições de IMC e IAC. “O professor de Biologia, no caso, se encarrega de abordar, por exemplo, o tema da obesidade, bem como noções básicas de nutrientes, calorias e gastos energéticos. Em Matemática, o aluno pratica o cálculo dos índices corporais, exercitando, assim, assuntos referentes a equações e funções, assimilando melhor esses conteúdos”, detalhou a professora.
Já a Física, completa a educadora, participa do projeto na parte referente ao conhecimento e cálculo de gastos energéticos, velocidade, movimento e inercia. A Educação Física traz um mix da importância dos esportes e suas diferentes modalidades, somando aos conhecimentos de Física e Matemática em relação à mediação de assuntos como movimento. História e Geografia trazem um apoio cultural no que se refere a pesquisas sobre regiões e alimentos, solo e cultivo, bem como a história de algumas modalidades esportivas e suas respectivas culturas.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro