Estudantes associam conteúdos de Matemática aos cuidados com a saúde

Aprender os con­teúdos de Ma­te­má­tica associando-os à uma ali­men­tação sau­dável e aos cuidados com a saúde. A proposta interdisciplinar é colocada em prática através do pro­jeto “Equação da saúde”, protagonizada pelos estudantes dos 8º e 9º anos do Colégio Estadual Mario Costa Neto, no bairro da Federação, em Salvador. A ação voltou a ser realizada na unidade em sua segunda edição, nesta sexta-feira (27), com diversas atividades, como cálculo do Ín­dice de Massa Cor­poral (IMC), do Ín­dice de Adi­po­si­dade Cor­poral (IAC) e do Ín­dice de Gli­cose e medida de pressão arterial, estimulando a comunidade escolar e a população do entorno nas práticas diárias saudáveis. A iniciativa também integra as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 
Os estudantes protagonizaram, também, as demonstrações práticas de jogos matemáticos lúdicos e recreativos, confeccionados por eles próprios a partir de ma­te­riais re­ci­clá­veis, bem como a pro­dução de re­ceitas sau­dá­veis, como sucos detox e bolo diet. A professora Ivete da Silva, idealizadora do projeto, explica que a proposta é promover uma aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos matemáticos. “A proposta é tornar o aprendizado da Matemática mais fácil a partir da conscientização dos estudantes sobre prevenção à saúde. Meu intuito é que meus alunos enxerguem a Matemática como algo prazeroso, pois, ela está em tudo, até mesmo no ar que respiramos”.
 
Com uma aprendizagem não fragmentada de conteúdos de diferentes disciplinas, atrelando-os ao seu cotidiano, os estudantes garantem que compreender a Matemática ficou mais fácil. A estudante Acássia Santana, 14, 7º ano, fala sobre a contribuição do projeto “Equação da saúde” na sua vida escolar. “Com a professora Ivete, aprendi que Matemática não é nenhum bicho-papão que as pessoas imaginam. Ela está no nosso dia adia e sem ela não poderíamos viver porque ela está em tudo. Matemática não é só sala de aula, caneta e papel. É diversão, jogos lúdicos, tudo de forma lúdica”.
 
O aluno Luis Henrique Martins, 14, 8º ano, também está animado com o projeto. “Este trabalho mudou a minha vida, hoje tem mais facilidade em aprender Matemática e o mais interessante é que, através dela, passei a ver que a disciplina está ligada, também, aos cuidados com a saúde, a partir do momento que, por exemplo, medimos a nossa pressão”. A colega Camila Nunes, 14, 8º ano, reforça: “A gente aprendeu a estudar Matemática brincando. Hoje, vejo que a disciplina não é chata, muito pelo contrário”.
 
Interação interdisciplinar – Os conteúdos de Biologia se somam com os matemáticos no que se referem a equações e funções ligadas a conhecimentos e medições de IMC e IAC. “O professor de Biologia, no caso, se encarrega de abordar, por exemplo, o tema da obesidade, bem como noções básicas de nutrientes, calorias e gastos energéticos. Em Matemática, o aluno pratica o cálculo dos índices corporais, exercitando, assim, assuntos referentes a equações e funções, assimilando melhor esses conteúdos”, detalhou a professora.
 
Já a Física, completa a educadora, participa do projeto na parte referente ao conhecimento e cálculo de gastos energéticos, velocidade, movimento e inercia. A Educação Física traz um mix da importância dos esportes e suas diferentes modalidades, somando aos conhecimentos de Física e Matemática em relação à mediação de assuntos como movimento. História e Geografia trazem um apoio cultural no que se refere a pesquisas sobre regiões e alimentos, solo e cultivo, bem como a história de algumas modalidades esportivas e suas respectivas culturas. 

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