Encontro com gestores e técnicos municipais promove criação e fortalecimento dos conselhos escolares

Palavras-chave:
Foto: Liviane Barbosa - Ascom/IAT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o propósito de socializar informações e fornecer subsídios para a normatização e implementação dos conselhos escolares na rede municipal de ensino, técnicos e gestores das Secretarias de Educação de 71 municípios baianos participaram, na quarta-feira (18/11), do 1º Encontro para Desenvolvimento dos Conselhos Escolares, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). A atividade é mais uma iniciativa do Educar para Transformar, programa do Governo da Bahia que busca fortalecer a educação básica na rede estadual de ensino.
 
O superintendente de Gestão da Informação Educacional, da Secretaria da Educação do Estado, José Sérgio Oliveira de Carvalho, destacou que o conselho escolar, é fundamental para a melhoria da qualidade da educação. “A nossa tarefa em parceria com os municípios é fortalecer a criação e funcionamento destes conselhos. Este evento visa exatamente isso, convidamos os municípios para participar deste encontro no sentido da formação e fortalecimento dos conselhos escolares nos municípios, um instrumento extremamente importante para a gestão participativa e para contribuir no caminhar da escola. Acreditamos que integração da família na escola é um dos elementos fundamentais para o sucesso escolar”, ressaltou.
Fotos: Liviane Barbosa - Ascom/IAT
Para a vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Ba), Rosilene Vilanova Cavalcante, esse primeiro encontro simboliza uma união de forças. “A ideia de nos juntamos e dialogar maneiras para melhorar o funcionamento dos conselhos no ambiente escolar é de suma importância. Os municípios hoje vão sanar suas dúvidas, aprender, conhecer e buscar estratégias e mecanismos para implementar o conselho nas escolas que não têm,  ou fortalecer as que já possuem”, explicou.
 
“Precisamos conscientizar a sociedade como um todo, de que a gente precisa pôr em prática a democracia que vivemos. Eu acredito que o ambiente escolar é o mais propicio pra começar esse dialogo. Eu entendo que essa é a função dos conselhos escolares, fazer com que a sociedade aprenda a conviver com uma gestão participativa, onde todos têm voz de fato e podem opinar”, relatou o técnico do município de Conceição do Almeida, Messias Santos.

Notícias Relacionadas