EMITec recebe Certificado de Tecnologia Social

Em reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado ao utilizar as tecnologias da informação para transformação social, o programa de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, receberá o Certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. A solenidade de certificação será na quinta-feira (24/10), às 10h30, na Superintendência do Banco do Brasil, em Salvador, com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

A certificação é uma das etapas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e funciona como um selo de qualidade. Os 196 projetos certificados, em todo o país, passarão a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) – uma base de dados on-line contendo informações sobre as tecnologias sociais e as instituições que as desenvolveram.

Com o EMITec, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia assegura o acesso ao ensino médio a estudantes da zona rural e de áreas remotas. Por meio da intermediação tecnológica, a iniciativa possibilita a interatividade desses estudantes com os professores, que têm suas aulas transmitidas via satélite e em tempo real. O programa EMITec tem, atualmente, 759 turmas e 660 salas conectadas, em 410 localidades, de 140 municípios baianos. Ao todo, 15.838 estudantes já são atendidos e a expectativa é a de ampliação desse número, em 2014, com a inauguração de novas telessalas e o aumento de localidades atendidas.

Para a coordenadora do EMITec, Letícia Machado, a certificação reflete a grande abrangência social do programa, que beneficia jovens que residem nas zonas rurais e áreas remotas do Estado. “É um sinal que estamos no caminho certo para garantir a efetividade das nossas ações para resolver parte dos problemas da educação na zona rural e mostra que a escola pública tem como desenvolver um trabalho de qualidade”, avalia, ressaltando que a experiência do EMITec está entre os 30 finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

Prêmio – O conceito de tecnologia social compreende os produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. A fim de identificar, certificar, premiar e difundir essas iniciativas, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é concedido a cada dois anos. Em 2013, a premiação acontece no dia 19 de novembro, em Brasília.

Notícias Relacionadas