Educadores do Topa debatem aplicação de material didático

 
Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação

 

  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para avaliar e discutir métodos para a aplicação do livro Viver, Aprender, utilizado pelo Programa Todos pela Alfabetização (Topa), em sala de aula, as autoras, Jordana Thadeli e Sandra Amorim, participam, até esta terça-feira (4), de atividades com alfabetizadores e coordenadores de turma do Topa, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A ação faz parte da 9ª Etapa do Topa, com 47 mil livros distribuídos para alfabetizandos da rede estadual.
 
 “A proposta do livro, que faz parte da Coleção Viver, Aprender, e engloba da Alfabetização ao Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem o objetivo de aproximar a aprendizagem da realidade do estudante. Em outras publicações esses conteúdos eram adaptados da alfabetização regular, criando algumas distorções. Porém este livro desenvolve um material voltado para este público, levando em conta a suas experiências e vidas funcionais”, explica a professora e Matemática, Sandra Amorim.
 
Para a educadora em Alfabetização, Jordana Thadeli, o importante destes encontros é discutir e avaliar a utilização do conteúdo em sala de aula. “Um diferencial da coleção é que o conteúdo é produzido por especialistas na EJA. Por isso essas ações têm a função de apresentar aos alfabetizadores do Topa as diversas aplicabilidades do material. E ao mesmo tempo, podermos ouvir as demandas e experiências daqueles que utilizam esse conteúdo”, afirmou.
 
Topa - O Programa Todos pela Alfabetização é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com o Governo Federal, e já possibilitou que mais de 1,4 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, fossem alfabetizados. Ao assegurar a alfabetização, o Topa também promove resgate da cidadania para jovens, adultos e idosos.   
 
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Fonte: Secom
 

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