Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Educadores debatem resultados da alfabetização nos municípios
Educadores de 329 municípios baianos debatem, até sexta-feira (27/7), em Salvador, os resultados do Avalie Alfa de 2011, sistema que avalia o desempenho dos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. O Avalie Alfa é uma das ações do Pacto com Municípios, firmado entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e 329 municípios baianos para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Cerca de 280 mil estudantes e 19 mil alfabetizadores estão envolvidos com o Pacto com Municípios.
Motivados pelo tema Avalie Alfa: desvendando singularidades, os participantes do encontro devem atuar como multiplicadores das informações sobre os resultados apresentados e das orientações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para a continuidade do trabalho.
O Avalie Alfa é constituído por dois momentos avaliativos: o primeiro, no início do ano letivo, quando é realizado um diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças. O segundo, aplicado no final do ano letivo, possibilita uma comparação com os resultados do primeiro momento da avaliação para identificar as habilidades que os estudantes dominam e as eventuais dificuldades que ainda persistem.
O coordenador geral do Pacto com Municípios, Antônio Marcos Barreto, ratifica a importância de promover momentos para que os municípios se encontrem, troquem experiências e conheçam as ferramentas disponíveis para melhorar a qualidade da educação baiana. “Estamos discutindo a logística do Avalie Alfa, vamos divulgar todo o material produzido para utilização nas formações junto à comunidade escolar e, claro, promover a apropriação dos resultados da avaliação 2011”.
Resultados positivos - Patrícia Miranda, coordenadora do Pacto com Municípios em Itajibá (a 370 km de Salvador), diz que a divulgação dos resultados revela os reflexos positivos do trabalho com o Pacto que são sentidos pelos professores municipais. “Existia a disponibilidade do professor, mas faltavam ferramentas que, aliadas a esta disposição, pudessem contribuir para que a alfabetização acontecesse com mais êxito. O material didático, aliado às constantes formações e ao monitoramento do desempenho nas escolas, faz a diferença”.
Segundo Patrícia, em Itajibá, onde 22 turmas da 1ª e 2ª série do ensino fundamental estão inseridas no Pacto com Municípios, há um ganho superior para as turmas que trabalham com a metodologia do Pacto. “Os resultados iniciais já foram muito claros. Turmas que, na avaliação anterior tiveram pontuação média de 11 e 12 pontos, a gente já recebeu agora com 14 e 16”.
No município de Rio de Contas, o desempenho dos estudantes também é motivo de comemoração. A coordenadora do Pacto na cidade, Luciana Pinto, afirma que o impacto foi muito bom. “Durante a visita às escolas, nos ficamos encantados com alguns professores que, hoje, têm uma visão completamente diferente da alfabetização. Os pais também já estão sentindo a diferença. Os estudantes estão aprendendo mais em sala de aula, as atividades trazem mais retorno, são mais bem trabalhadas, não fica cansativo para as crianças aprender a ler e escrever”.
Pacto com Municípios – No Pacto com Municípios, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia fornece material didático para professores e estudantes das séries iniciais do ensino fundamental e também promove a formação dos alfabetizadores. Já os municípios, garantem a participação dos professores alfabetizadores nas atividades de formação, ofertam reforço escolar e montam os cantinhos de leitura, com apoio da Secretaria da Educação do Estado, que também garante a doação de livros infantis. O objetivo do Pacto com Municípios é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem