Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: municípios › Notícia › Educadores de Itabuna discutem sobre a Educação Integral no Currículo Bahia
Educadores de Itabuna discutem sobre a Educação Integral no Currículo Bahia
Publicado em qui, 10/05/2018 - 16:27 por Desconhecido
Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado está promovendo uma série de encontros com gestores escolares, professores articuladores e coordenadores pedagógicos, que atuam no Programa da Educação Integral (ProEI), com o objetivo de discutir concepções de ensino e de aprendizagem que subsidiem a escrita do Currículo Bahia. Nestas quinta e sexta-feira (10 e 11), a atividade acontece no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, no Núcleo Territorial de Educação de Itabuna (NTE 5). O encontro começou pelo Polo de Jequié (dias 8 e 9) e prossegue nos dias 22 e 23/5 no Polo de Juazeiro e nos dias 29 e 30/5, no Polo de Feira de Santana.
Participam do encontro no Polo de Itabuna educadores de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Itamaraju e Teixeira de Freitas. A discussão, explica a coordenadora da Educação Básica do NTE 5, Vileide Lopes, visa trabalhar a base curricular a partir do caráter formativo da Educação Integral. “Outros pontos importantes que estamos discutindo estão relacionados à infraestrutura escolar e à formação continuada dos professores. Também focamos na proposta inovadora da Educação Integral para que as experiências exitosas que já temos no Estado sejam conhecidas e ampliadas em toda a rede. A nossa contribuição para o Currículo Bahia está, também, voltada à defesa da interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, tendo como protagonista o estudante e enaltecendo as experiências em campo como o diferencial na Educação Integral”.
O professor articulador do ProEI do Colégio Estadual Fábio Araripe Goulart, em Ilhéus, Astor Vieira Jr., fala sobre a experiência na unidade escolar. “A nossa realidade é de puro êxito. Para se ter uma ideia, no ano passado tínhamos 50 alunos na Educação Integral; este ano temos 110. Acredito que o nosso sucesso pedagógico é por conta da ponte que fazemos com a comunidade, a partir de um trabalho voltado ao empreendedorismo, às artes e ao esporte, dando significado prático ao que o currículo propõe em sala de aula”.
A diretora do Complexo Integrado de Educação de Itabuna, Benedita da Silva, destaca que a Educação Integral na unidade funciona desde 2015 e, atualmente, tem 288 estudantes na modalidade. “Nosso trabalho pedagógico é baseado na proposta das mudanças curriculares no passo da interdisciplinaridade e da inserção multisseriada, cuja base está voltada ao encontro de saberes das diversas áreas do conhecimento. Levamos em conta o interesse do aluno, a partir de metodologias ativas e integradas à Universidade Federal do Sul da Bahia e à Universidade Estadual da Bahia”.
Sobre o ProEI – O Programa de Educação Integral (ProEI) busca consolidar a política da Educação Integral na rede estadual, a partir da ampliação do tempo e do currículo escolar para os estudantes da Educação Básica, efetivando a integralização de diversos programas e a sinergia de suas ações com vistas à melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo