Educação Profissional e Tecnológica no Território da Bacia do Jacuípe é discutida em seminário em Ipirá

Fotos: Claudionor Jr
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para discutir sobre a oferta e demandas da Educação Profissional e Tecnológica no Território da Bacia do Jacuípe, estudantes, professores, gestores educacionais, integrantes do setor produtivo e representantes do mundo do trabalho participaram, nesta quarta (21), da terceira edição do Seminário Territorial da Educação Profissional e Tecnológica, na cidade de Ipirá (162 km de Salvador). O evento, que segue até esta quinta-feira (22), acontece no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Jacuípe.
 
O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica, da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio Netto Mello, ressaltou que “o seminário é essencial para discutir com a sociedade a nossa oferta atual e o que a gente precisa ainda ofertar, dialogando junto com outras instituições que também ofertam a Educação Profissional na Bahia, como o Instituto Federal da Bahia, o Instituto Federal Baiano e o Sistema S, como o Sebrae e Senai, que estão juntos conosco nessa perspectiva”.
 
 
Segundo da diretora de Empreendedorismo, Inovação e Institucionalização da Educação Profissional, da Secretaria da Educação do Estado, Danile Sanches, o evento é muito importante. “O seminário territorial reflete no interesse que a gente tem em dialogar com os atores do território para ofertar a Educação Profissional de acordo com a demanda e identidade local do território. Desta forma, percebemos o quanto os parceiros e a sociedade civil como todo está se aproximando mais da Educação Profissional, pois são cursos que podem ajudar a agregar valor para o mercado local sem a necessidade de terceirizar ou trazer profissionais de outras regiões para atender ao território”, destaca.
 
A programação conta ainda com o lançamento do Mediotec EAD, através da parceria da Secretaria da Educação do Estado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), mesas redondas sobre “Redes de Cooperação nos Territórios Baianos” e “Educação Profissional e Tecnológica no Território da Bacia do Jacuípe”, além de apresentações de técnicos da Secretaria da Educação do Estado sobre demandas da Educação Profissional e Tecnológica no Território e, também, apresentações culturais.
 
Este foi o terceiro seminário territorial realizado; o primeiro aconteceu, em 2017, no município de Ilhéus, no Sul da Bahia, e o segundo nos dias 9 e 10 deste mês de março, em Serrinha. O próximo acontecerá no município de Teixeira de Freitas, nos dias 17 e 18 de abril, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Extremo Sul.
 

Notícias Relacionadas