Dez secretários de Educação participam de reunião do ProInfância

Acontece em Salvador a primeira reunião técnica entre a coordenação do Projeto ProInfância e os secretários de educação dos dez municípios-polo da Bahia que compõem o programa. O ProInfância beneficiará, diretamente,  com formação e educação de qualidade, 220 cidades baianas. O encontro acontece amanhã (01/02), das 9 às 12h, no auditório 2, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os secretários municipais de educação que participam da reunião são dos municípios de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Morro do Chapéu, Amargosa, Euclides da Cunha, Irecê, Senhor do Bonfim, Caetité e Baixa Grande.

Denominado como “Assessoramento e acompanhamento pedagógico aos municípios contemplados pelo ProInfância no estado da Bahia”, o programa tem como objetivo principal oferecer assessoria pedagógica às cidades que executam o ProInfância, no estado da Bahia, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil, por meio de visitas técnicas e encontros de formação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores. Essas visitas e encontros acontecerão nas dez cidades predefinidas como polos regionais. Tais polos receberão todos os demais municípios.

Foto: http://formarprofessoresfaced.files.wordpress.com

Dados do IBGE (2010) e MEC/Inep (2012) demonstram que a educação infantil na Bahia tem um déficit de matrículas que superam 1 milhão de vagas. Segundo a pesquisadora da Ufba e coordenadora do projeto na Bahia, Marlene Oliveira dos Santos, a educação infantil como primeira etapa da educação básica deve ser uma prioridade das políticas públicas, garantindo à criança e sua família o direito de frequentar uma instituição de educação infantil de qualidade. Uma das especificidades dessa etapa é a faixa etária (0 a 5 anos de idade). Uma vez perdido esse tempo, não há como voltar atrás, explica a professora.

A pesquisadora esclarece, ainda, que o ProInfância se insere na política pública nacional de expansão do atendimento às crianças em idade de educação infantil e é custeado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)/ MEC. “Atualmente, são construídas 352 unidades de educação infantil na Bahia (FNDE/2013). Como apenas o espaço físico não basta, a Ufba fará um trabalho para a construção de uma proposta pedagógica para educação infantil que valorize a criança como sujeito de direitos, um sujeito biopsicossocial, que produz história, cultura e que possibilite a ela o brincar, a construção da sua identidade”.

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