Coordenadores municipais que aderiram ao Pacto com Municípios pela Alfabetização se reúnem em Salvador

Cerca de 200 coordenadores municipais que aderiram ao Pacto com Municípios pela Alfabetização se reuniram na segunda-feira (03/06) no seminário As Avaliações Externas e as Práticas Pedagógicas. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, prossegue até terça-feira (04/06), em Salvador. O objetivo é contribuir com as discussões sobre avaliação, possibilitando o diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças, uma ação necessária aos professores e gestores envolvidos no projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização, que tem como objetivo central alfabetizar as crianças até os oito anos de idade.

Nas próximas quinta (06/06) e sexta-feira (07/06), mais 180 coordenadores voltam a se reunir, totalizando os 380 representantes dos municípios que aderiram ao Pacto. Entre os temas do evento, está o projeto Avalie Alfa, criado para identificar a realidade do processo de alfabetização das crianças.

“Estamos aqui reunidos para subsidiar os coordenadores municipais em relação aos entendimentos das avaliações externas e as formas de utilização na prática pedagógica. Essas informações ajudam a identificar as fragilidades no processo de  ensino e de aprendizagem, bem como intensificar as ações pedagógicas nas habilidades que os estudantes apresentem mais dificuldades”, afirmou a coordenadora de Avaliação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fátima Medeiros.

Para o coordenador do Pacto com Municípios, Marcos Barreto, momentos como este ajudam a disseminar as informações, as quais são discutidas em oficinas, fortalecendo a parceria estado-município. “É importante reunir as equipes municipais para divulgarmos o desempenho dos alunos dos municípios que fazem parte do Pacto, visando, com isso, contribuir para o fortalecimento da elaboração da política pública municipal voltada para a Educação. E, a partir destes diagnósticos, teremos informações precisas do desempenho dos estudantes do segundo ano de escolarização”, ressaltou.

Sdilene Sena Teles, coordenadora do Pacto do município de Ibiritaia, elogiou a iniciativa. “Tive a oportunidade de participar das oficinas do resultado de língua portuguesa e matemática, que são um suporte que os municípios têm em relação à avaliação da Provinha Brasil. Esse, aliás, é um grande diferencial do programa estadual, pois agrega a prática à teoria”, avaliou.

Avalie Alfa – O Avalie Alfa faz parte do Programa Pacto com Municípios, ação do Todos pela Escola, e avalia estudantes do 2º ano de escolarização do ensino fundamental, como parte de um conjunto de ações para assegurar o direito de aprender dos estudantes. Até 2014, o Avalie Alfa vai avaliar os estudantes de 100% dos municípios que aderiram ao Pacto.

Os participantes respondem a um questionário com a finalidade de identificar fatores relacionados ao desempenho escolar dos alunos. São avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de língua portuguesa – leitura e escrita - e matemática. O objetivo é subsidiar as escolas estaduais e redes de ensino municipais com informações para a tomada de decisão pelos gestores e intervenções  na prática pedagógica. As provas são aplicadas por professores externos à escola, e os resultados são divulgados por meio de relatórios técnicos e pedagógicos para o órgão central, secretarias municipais de educação, diretorias regionais e para as escolas participantes.

 

Notícias Relacionadas