Comissão Estadual seleciona textos para etapa regional

A Comissão Julgadora Estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa se reuniu, na sexta-feira (26/9), para selecionar os 36 textos que irão representar a Bahia na etapa regional do concurso, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec). O Estado é o terceiro colocado em número de inscrições na edição 2014 da Olimpíada, que tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras.
 

“Esta é a fase de escolher os melhores textos do Estado, e estamos muito contentes com a produção da Bahia, pois temos não só uma grande quantidade, mas também, bons textos”, revelou a coordenadora da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, Sônia Madi, ressaltando o papel formador da Olimpíada. “Nós propomos uma sequência didática e, ao fazer esse trabalho, os professores vão percebendo que os textos dos estudantes vão melhorando. Isso faz com que eles incorporem essa metodologia”, completou.

A coordenadora estadual da Olimpíada, Lúcia Diniz, também fala do destaque obtido pelo Estado. “Nos últimos dois anos, a Bahia deu um salto muito grande. Em 2014, tivemos 1.170 participantes inscritos, um número inédito, e textos muito bons”.

Após a etapa estadual, acontece o momento regional, previsto para acontecer em novembro, quando 36 estudantes selecionados irão participar de uma oficina, onde serão escolhidos os textos que representarão a região na fase nacional. “Na oficina regional, os estudantes deverão produzir um novo texto para que possamos conferir a autoria do trabalho inscrito na Olimpíada”, explicou Sônia Madi.

 

Notícias Relacionadas