CETEP do Baixo Sul realiza encontro para integrar família-escola

A integração família-escola, um dos eixos do Programa Pacto pela Educação, do Governo do Estado, tem sido uma prática constante no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, no município de Gandu (a 297 km de Salvador). As ações de integração realizadas na unidade contam com a participação dos pais, mães e responsáveis que, ao se aproximarem da vida escolar de seus filhos, têm contribuído para a qualidade do relacionamento em casa e para a melhoria do rendimento escolar. Uma das experiências positivas que o CETEP Baixo Sul vem promovendo, neste sentido, é o Encontro Família e Escola, que aconteceu na sua terceira edição, nesta quinta-feira (26), com o tema “Representações de famílias no século XXI”.
 
Os estudantes compartilham da opinião de que inserir as suas famílias no ambiente escolar resulta em uma importante parceria que beneficia a sua formação. “Eventos como o III Encontro Família e Escola são muito importantes para estimular a aproximação dos pais da escola. A iniciativa das escolas de incentivar essa parceria é fundamental para o nosso desenvolvimento. E, independentemente dos novos formatos familiares, temos que preservar os seus valores; valorizar a presença do outro; e não deixar que a tecnologia substitua os diálogos presenciais”, considera a aluna Adrieli Santana, 16, 3º ano do curso técnico de Nutrição.
 
Assídua nas atividades realizadas no CETEP, Leonor dos Santos Gomes, mãe da estudante Giovana Cristina Santos, 14, 1º ano do curso técnico de Nutrição, conta que, apesar da sua rotina diária de trabalho, faz questão de acompanhar de perto a vida escolar de sua filha. “A família é um suporte importante para o estudante e os pais precisam estar atentos a isto. Não são os presentes materiais que vão suprir a ausência dos pais no dia a dia dos jovens e sim o acompanhamento. Juntas, a escola e a família passam valores essenciais para uma vida cidadã digna de forma mais completa”, considera a mãe da aluna.
 
A professora de Língua Portuguesa, Manuela Oliveira, enfatiza a importância de atividades como o Encontro Família e Escola. “É uma parceria que vem dando certo no CETEP Baixo Sul, porque vem estreitando laços entre a escola e a família. Embora essas instituições tenham objetivos específicos, elas se encontram em um ponto comum que é a educação dos meninos. Entendemos que a família é a primeira instituição responsável pela formação deles e a escola, por sua vez, lida com eles, que têm identidades diferentes. Então, com a aproximação entre as duas partes, se estabelece o diálogo e isto contribui para a formação dos estudantes na sua integralidade. Queremos fomentar ainda mais a prática da integração família-escola”.

Notícias Relacionadas