Bahia Junina na TVE destaca São João em Lençóis, Amargosa, Cachoeira e Mucugê

Palavras-chave:

A cultura, a culinária e a tradição do São João nas cidades de Lençóis, Amargosa, Cachoeira e Mucugê estarão no programa especial Bahia Junina, exibido de 22 a 25 de junho, sempre às 19h, na TVE. Neste momento é muito importante que as pessoas fiquem em casa sem aglomerações. O programa é uma oportunidade para valorizar as manifestações culturais deste período que atrai turistas de todo o Brasil e movimenta a economia da Bahia.

Desde o ano passado as comemorações precisaram ser interrompidas para salvar vidas, já que a aglomeração de pessoas é o ambiente propício para propagação do coronavírus. Então, para manter viva a tradição dos festejos dessa época, o programa Bahia Junina mostra a força desse momento que movimenta a economia e o turismo a partir das tradições regionais de nosso estado.

Com apresentação de Jeanne Lima, serão mostradas comidas e bebidas típicas, o tradicional forró, trajes, adereços e a decoração das cidades que reproduzem os costumes de época e torna o evento uma experiência muito diferente e única. Imperdível!

Nesta terça-feira (22), o programa começa mostrando o Arraiá de Lençóis. Principal destino turístico da Chapada Diamantina, a cidade também é famosa pela tradição dos festejos juninos, pelas atrações culturais, história e animação. A história local é contatada pelo historiador Felipe Sá que mostra a feitura de iguarias famosas da cidade como a Geleia de Milho de Lia Costa, o Caldo de Kenga de Vera Raimundo, além do Quentão de Linda Almeida, bebida famosa por espantar o frio dessa época.

O Arraiá de Amargosa será na véspera de São João na quarta-feira (23). A segunda parada do programa Bahia Junina mostra a cidade localizada no Vale do Jequiriçá e também conhecida como “cidade jardim”, um dos destinos mais procurados para a festa junina da Bahia. No dia de São João, nesta quinta-feira (24) é a vez do Arraiá de Cachoeira, a cidade histórica que mantém viva as tradições dos festejos juninos, típicos do interior, e pela proximidade com a capital, Salvador, atrai um grande número de visitantes nesta época.

Para fechar o circuito em grande estilo, vamos para Chapada Diamantina com o Arraiá de Mucugê. Roteiro muito procurado para quem busca um São João tranquilo e fiel às tradições como a folclórica dança do Trança Fitas e a tradição das quadrilhas representadas pela Quadrilha Jovem.

Fonte: ASCOM/IRDEB

Notícias Relacionadas