Alfabetizandos do TOPA comemoram dia do folclore

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (TOPA) estão desenvolvendo uma série de atividades durante a semana para marcar o Dia do Folclore, celebrado nesta segunda-feira (22). A partir de conteúdos trabalhados em sala de aula, os alfabetizandos abordam aspectos da identidade e da cultura dos locais onde vivem, por meio de exposição de trabalhos artesanais, apresentação de contos e cantigas populares, samba de roda, toadas e aboios.
 
As atividades, que acontecem nesta segunda (22), na sexta (26) e no sábado (27), nos distritos de Tiquaruçu, Bonfim de Feira e Matinha, em Feira de Santana. A iniciativa faz parte do projeto “Folclore com os estudantes do TOPA’. A proposta, explica a supervisora regional do TOPA em Feira de Santana, Roseana Nilo, “é garantir aos jovens, adultos e idosos alfabetizandos do TOPA as condições para a sua inclusão social, política, econômica e cultural, através da apropriação da leitura e da escrita”.
 
Personagens folclóricos, ditos populares, comidas típicas e artesanato foram alguns dos temas abordados nas atividades pedagógicas e, agora, estão sendo socializados pelos alfabetizandos do NRE de Feira de Santana. O envolvimento no projeto para quem não teve a oportunidade de estar em sala de aula na idade regular é uma oportunidade de aumentar a autoestima e ganhar conhecimentos. É o que atesta o lavrador Anaelson Lopes, 45 anos: “O TOPA mudou a minha vida. Já posso pegar um ônibus sem precisar da ajuda para ler os letreiros e fazer um bilhete, por exemplo. E, com este projeto de folclore, aprendi muitas coisas sobre a minha terra, como fazer panela de barro e artesanato de flores de papel”, conta.
 
A vendedora de frutas, dona Etinete das Mercês, 65 anos, também aluna do TOPA, no distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana, conta que o programa deu a ela mais autonomia no seu dia a dia. Para ela, o projeto sobre o folclore regional permitiu que passasse a dar mais valor à cultura local. “Hoje, além de escrever e ler, já sei passar troco e a pegar ônibus sem precisar ficar perguntando qual é a linha. Para melhorar, veio este projeto maravilhoso, que nos trouxe muitas alegrias por reconhecer que somos um povo cheio de cultura”, disse a alfabetizanda.
 
Dona Etinete participará junto com os colegas da manifestação ‘Bata do Feijão’. Pela tradição folclórica, trata-se de uma dança que reúne homens e mulheres na colheita do feijão na zona rural de Feira de Santana, quando entoam cânticos, chamados de ‘Cantoria de Boi de Roça’, em torno da produção.
 
 
A professora alfabetizadora do TOPA, Ionara de Cerqueira, explica que cada turma ficou com uma temática, que foi discutida em sala de aula. “Trata-se de um trabalho muito importante de resgate e valorização da cultura regional, na qual os alfabetizandos estão inserios”, destaca. A coordenadora do TOPA e membro da Associação Comunitária Dr. Theódulo Bastos de Carvalho, no distrito de Bonfim de Feira, Edilene Santos, completa que o trabalho iniciado em sala de aula contará, também com um sarau, que teve como suporte o livro da coleção Viver e Aprender, fornecido pelo TOPA. “O ambiente escolar é um espaço propício para divulgar a arte e a cultura. Por isso, optamos por fazer um sarau, no qual teremos exposição de trabalhos artesanais e apresentação de cantigas populares, samba de roda, toadas e aboios”.
 
 
O Topa
O Programa Todos pela Alfabetização é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, desde 2007, em parceria com o Governo Federal, e já possibilitou que mais de 1,4 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular fossem alfabetizados. Ao assegurar a alfabetização, o Topa também promove resgate da cidadania para jovens, adultos e idosos.
 
Programação:
 
22/8 - 15h
Local: Povoado do Alto Santo, no distrito de Tiquaruçú, em Feira de Santana
Entidades envolvidas: Sindicato dos Pequenos Produtores Rurais de Feira de Santana (SINPEPRO) e Associação São Cristovão.
 
26/8 -  14h
Local: Salão da Associação Comunitária Dr. Theódulo Bastos de Carvalho, Rua Padre Lacerda S/N, Centro - distrito de Bonfim de Feira, em Feira de Santana.
Entidade envolvida: Associação Comunitária Dr. Theódulo Bastos de Carvalho
 
27/8 - 15h
Local: Escola Tia Doraci – Povoado Olhos D’Água, no distrito de Matinha, em Feira de Santana
Entidades envolvidas: Associação Comunitária do Povoado de Garapa, Associação Comunitária Nossa Senhora Aparecida e Associação Cultural dos Músicos de Tanquinho.

Notícias Relacionadas