5º Congresso Baiano de Educação é lançado durante seminário em Feira de Santana

Palavras-chave:

A importância da educação inclusiva nas escolas foi o tema do seminário de lançamento do 5º Congresso Baiano de Educação Inclusiva (CBEI), realizado no Colégio Estadual Gastão Guimarães, nesta quarta-feira (13), em Feira de Santana. O Congresso será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A atividade ocorreu pela manhã e contou com a participação de 195 professores de Feira e de 23 municípios vizinhos e palestras do professor doutor Carlos Barros, da UEFS, professora doutora Márcia Torres, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da professora doutora Marina Helena, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que participaram da mesa: “Educação Inclusiva: saberes, práticas e emancipação”.

Os professores tiveram a oportunidade de discutir a importância da educação inclusiva para o trabalho cotidiano em sala de aula, como uma garantia de direitos da pessoa com deficiência. A Secretaria da Educação do Estado estará apoiando mais duas ações de lançamento do 5º Congresso ainda esse mês, em Lauro de Freitas e Salvador.

Organizado por todos os grupos de pesquisa das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado da Bahia (UNEB, UESB, UESC, UEFS, UFBA, UFRB, UNIVASF, IFBA e IFBaiano), o Congresso Baiano de Educação Inclusiva vem consolidando-se como o segundo maior do Brasil e o primeiro do Norte/Nordeste.

Diretrizes
O atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na Bahia ganhou, em julho deste ano, um marco histórico e orientador das práticas pedagógicas dos professores e a organização das estruturas escolares. Trata-se das Diretrizes para a Educação Inclusiva no Estado da Bahia, documento lançado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Notícias Relacionadas