Todos pela Alfabetização vai beneficiar 100 mil pessoas em 2015

Palavras-chave:
Fotos: Roberta Rodrigues - Ascom/IAT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O programa Todos pela Alfabetização deverá beneficiar, em 2015, 100 mil pessoas, entre jovens acima de 15 anos, adultos e idosos que não puderam efetuar os estudos na idade regular. Para planejar as ações da 8ª etapa do programa, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove até esta sexta-feira (15/05), um encontro com os supervisores que atuam nos 27 Núcleos Regionais de Educação. A atividade acontece no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

Outro diferencial do Topa para 2015 é que o projeto beneficiará, ainda, pessoas de etnia cigana, trabalhadores catadores de material reciclável e mulheres, bem como os municípios que representam o maior índice de analfabetos, como destaca Elenir Alves, coordenadora estadual do Topa. “Estamos priorizando alguns segmentos, por orientação do próprio Ministério da Educação, a exemplo das mulheres que representam 54% da população de analfabetos na Bahia e a população do campo, com o apoio dos sindicatos dos trabalhadores, além do povo cigano, respeitando sua cultura e suas tradições”, enfatizou, ao destacar a importância do planejamento. “O nosso objetivo é que, a cada etapa, possamos qualificar, ainda mais, as atividades e otimizar os recursos do Topa”, afirma.

Programa
O Topa é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2007, em parceria com o Governo Federal. O programa já possibilitou que mais de 1,3 milhão pessoas fossem alfabetizados. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada no mês de setembro de 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE), demonstram a eficácia do Topa. Segundo a Pnad/IBGE, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu a taxa de analfabetismo em 2013. O Estado registrou a taxa de 14,9% entre pessoas com 15 anos ou mais, superando a média da região Nordeste que foi de 16,9%. Nessa faixa etária, a pesquisa também revela que o estado da Bahia foi o terceiro no País que mais conseguiu reduzir a taxa de analfabetismo.

Notícias Relacionadas