Secretaria da Educação do Estado promove encontros de formação do Proam e Progestão

Palavras-chave:

Dirigentes municipais e equipes técnicas da área de educação de 40 municípios baianos participam, nesta quinta (10/4) e sexta-feira (11/04), do encontro de formação para elaboração ou adequação do Plano Municipal de Educação (PME). Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o encontro é uma ação do Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam) e acontece no Hotel Vilamar, em Salvador, das 8h às 17h.

A ação já é desenvolvida pelo Proam desde 2008 e totaliza 284 municípios atendidos, com a inclusão de 90 municípios em 2013. Ao longo do ano, novos municípios serão atendidos, em parceria com o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação com Sistemas de Ensino (Sase).

O Projeto de Assessoramento à Elaboração e/ou Revisão do Plano Municipal de Educação viabiliza a elaboração do planejamento da política educacional do município, em sintonia com os planos nacional e estadual de educação, com base na articulação entre os sistemas de ensino, visando à melhoria da qualidade da educação. Os municípios interessados em elaborar o plano devem solicitar apoio ao Proam, por meio do endereço eletrônico proam@educacao.ba.gov.br

Progestão – Nesta quarta (9/4) e quinta-feira (10/4), o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria da Educação do Estado, em Jequié, sedia o 1º Encontro de Polo do Programa de Capacitação de Gestores Escolares (Progestão). O evento reúne os tutores regionais das diretorias regionais de educação de Vitória da Conquista (Direc 20) e de Jequié (13) que aderiram ao programa, entre 2013 e 2014, e busca avaliar as atividades já realizadas nas escolas e orientar o planejamento de novas ações, com foco na aprendizagem dos estudantes.

O Progestão é o programa que atua na formação continuada de gestores escolares. O curso envolve gestores da rede municipal que solicitam adesão mediante parceira com o Proam. Os encontros de polo acontecem mensalmente e trazem as informações e orientações sobre o programa.

Notícias Relacionadas