Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é lançado na Bahia

Palavras-chave:
 

 

Fotos: Gabriel Carvalho - Ascom/Educação


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi lançado, nesta terça-feira (07), através de videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Bahia, com a adesão de 416 municípios. Na Bahia, a ação é fruto da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Ba) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que é a instituição responsável pela formação de coordenadores regionais e locais. A videoconferência foi acompanhada por profissionais da educação dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

“O PNAIC é um programa de continuidade às ações de alfabetização que desenvolvemos através do Pacto Estadual Pela Alfabetização na Idade Certa. O desafio que o programa coloca para 2017 é que vamos ter que atender a formação nos segmentos da Educação Infantil, mediadores e articuladores do programa Novo Mais Educação e 1º e 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. Vamos estar trabalhando o processo formativo de todos estes profissionais envolvidos”, disse Elenir Alves, coordenadora da Coordenação de Programas Especiais da Secretaria da Educação, ao completar que as atividades formativas serão iniciadas de 30 de novembro a 3 de dezembro, no primeiro ciclo formativo, com coordenadores regionais de todo o estado, em Amargosa.

De acordo com Andréa Barbosa dos Santos, coordenadora de formação pela UFRB, “a importância do PNAIC é a continuidade de um trabalho voltado para a alfabetização das crianças, que vem acontecendo, e que não podemos deixar parar. É um trabalho de formação e o objetivo é que as ações pedagógicas que acontecem nas escolas se renovem a cada dia, pois o trabalho do professor é todos os dias buscar o novo. Então as formações vêm nessa perspectiva, do que a gente já tem construído e que contribui bastante e o que tem de inovações que a gente precisa trazer para os professores”, frisou.

Denise Guimarães Fernandes, coordenadora local de Mata de São João defende que esta ação é muito importante, “porque trabalhar com o ciclo da alfabetização requer um trabalho diferenciado e o PNAIC traz esta proposta de trabalhar com os direitos de aprendizagem e isso é passado através da formação com os coordenadores e formadores, que chega até os professores que trabalham todo o conteúdo em sala de aula. A educação é um todo, então todos os entes federativos devem estar unidos em prol de uma educação de qualidade para todos os brasileiros”, destacou. 

Notícias Relacionadas