Inaugurado Colégio Estadual Almerinda Almeida no município de São Gabriel

Os estudantes do distrito de Gameleira do Jacaré, no município de São Gabriel, no Centro Norte do Estado, área do Núcleo Territorial de Educação de Irecê (NTE 01), foram beneficiados com uma nova escola. Com um investimento de R$ 1,2 milhão, o Colégio Estadual Almerinda Almeida atenderá mais de 300 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um raio de 50 quilômetros da zona rural do município, em três turnos. A unidade foi inaugurada, nesta segunda-feira (2), pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação, Walter Pinheiro.
 
O Colégio Estadual Almerinda Almeida possui quatro salas de aula, sala de leitura, área administrativa (direção, secretariado e almoxarifado), cantina, cozinha, área de convivência e ampla área externa. No ato da inauguração, o governador Rui Costa falou sobre sua trajetória escolar e do quanto é fundamental o envolvimento das famílias na escola. “Toda essa infraestrutura que estamos realizando com a construção e reforma de escolas é fundamental. Porém, ressalto a importância de a família estar presente na escola como forma de motivação para os filhos. Queremos a comunidade utilizando a escola e sendo parte da qualificação da Educação na região", relatou.
 
De acordo com Pinheiro, o novo colégio estadual receberá, ainda neste ano, um curso de Educação Profissional. “A direção escolar vai conversar com a população para escolher a opção que melhor se encaixa na comunidade”, afirmou. O titular da Secretaria de Educação salientou ainda que, até dezembro deste ano, 162 unidades escolares serão entregues na Bahia, novas ou reformadas e investimento estão sendo feitos, prioritariamente, para fortalecer o eixo pedagógico das escolas.
 
"Essa nova unidade mostra o compromisso do Estado em beneficiar a todos. Por isso, estamos proporcionando a inauguração de escolas em diversos distritos, valorizando a importância de cada região. É bom ressaltar que não é apenas o prédio, estamos fazendo uma implementação pedagógica, que até julho terá um curso técnico de nível médio e também a inserção do nosso programa e-Nova Educação, que será lançado nesta quarta-feira em parceria com o Google, além da utilização de mais de seis mil conteúdos produzidos por professores baianos", destacou Pinheiro.
 
O diretor do Colégio, em exercício, Aimá Glicério Rocha, falou sobre o significado da nova estrutura para a comunidade escolar. "Esta era uma reivindicação nossa porque acabávamos dividindo o mesmo espaço com a escola municipal. Com essa nova unidade, vamos desenvolver atividades de cultura e recreação. Esse é um grande ganho para toda localidade".
 
O estudante do 2 ano, Marcus Vinicius Fonseca, 17 anos, falou sobre a expectativa de estudar no novo espaço. "Fico muito feliz em ganhar esse espaço para estudar. Espero que tenhamos mais atividades extraclasse para que possamos desenvolver nossa aprendizagem. Estou muito empolgado com essa oportunidade", destacou.
 
Homenagem - A nova unidade recebeu o nome da servidora Almerinda Almeida (1943-2006), escolhido pela comunidade, por meio de enquete, pelos 44 anos de serviços prestados à Educação de Gameleira de Jacaré. A ilustre moradora trabalhou muitos anos como voluntária na Escola Municipal José Mateus Amorim até ser contratada em 1989, atuando como merendeira e serviços gerais. O filho Araújo Almeida, falou emocionado sobre a homenagem. "É muito legal este reconhecimento. Minha mãe era capaz de percorrer dois quilômetros para buscar água para limpar a escola. E cuidava de todo aluno como um filho. Agradeço muito por lembrarem dela", disse.
 
Outras ações - Na oportunidade o governador ainda realizou a entrega de ambulâncias aos municípios de São Gabriel, Irecê e Presidente Prudente. Além de assinar ordens de serviço do projeto Bahia Produtiva, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
 
 
 

Notícias Relacionadas